Economia popular solidária

contribuições para o desenvolvimento territorial local

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153614

Resumen

O objetivo deste estudo é compreender como ações coletivas, estimulam as relações humanas e favorecem o desenvolvimento territorial. Buscou-se entender a importância da prática da economia popular solidária e a produção de alimentos comercializados na Feirinha Solidária da UFU que, com o auxílio do CIEPS, tem proporcionado melhoria na qualidade de vida de pequenos produtores locais e de pessoas que passaram a consumir produtos mais saudáveis advindos da produção agroecológica. Utilizou-se aporte teórico de Harvey (2016) para compor categoria de análise com a contribuição de outros autores que congregam perspectiva crítica. Verificou-se que os sujeitos envolvidos na economia popular solidária, na articulação com outros atores, encontram uma economia mais digna e justa, dizendo “não” ao lucro como padrão hegemônico do capitalismo, na dinâmica do desenvolvimento territorial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andrea Costa van Herk Vasconcelos, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Geografia - Universidade Federal de Uberlândia. Docente da Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN, Uberlândia, MG.

Geisa Daise Gumiero Cleps, Universidade Federal de Uberlândia

Professora adjunta do Instituto de Geografia e Programa de Pós-graduação em Geografia - Universidade Federal de Uberlândia, MG, Brasil.

Cristiane Betanho, Universidade Federal de Uberlândia

Docente da Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN, Universidade Federal de Uberlândia, MG, Brasil.

Publicado

2020-07-03

Cómo citar

VASCONCELOS, A. C. van H. .; CLEPS, G. D. G.; BETANHO, C. Economia popular solidária: contribuições para o desenvolvimento territorial local. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 36 Jul., p. 357–381, 2020. DOI: 10.14393/RCT153614. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/52275. Acesso em: 22 nov. 2024.