Globalização e resiliência da agricultura na hinterlândia rural do Rio de Janeiro

um relato de pesquisa de campo

Autores/as

  • Felipe da Silva Machado Doutorando em Geografia Humana na Plymouth University (UK).

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT132913

Resumen

A pesquisa de campo na hinterlândia rural do Rio de Janeiro foi conduzida em quatro meses (de julho a novembro de 2017), o que permitiu um processo de comunicação aprofundada com os entrevistados sobre questões específicas da mudança rural, agricultura e globalização. Durante a imersão em tempo integral na área de estudo, escrevi notas descritivas, reflexivas e interpretativas; criei esboços e formulei perguntas sobre as geografias cotidianas e os espaços sociais na área de estudo pesquisada. As notas de campo poderão ser tratadas como objetos de texto a serem codificados, interpretados e analisados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe da Silva Machado, Doutorando em Geografia Humana na Plymouth University (UK).

Doutorando em Geografia Humana na School of Geography, Earth and Environmental Sciences, Plymouth University - Reino Unido (2015-2019). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGG-UFRJ). Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre 2008 e 2009, quando participou da mobilidade acadêmica para Universidade Nova de Lisboa (Portugal), foi bolsista do Programa de Bolsas Luso-brasileiras Santander Universidades. Em 2012, durante o mestrado, recebeu apoio do programa de bolsa Nota 10 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Foi professor substituto de Geografia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ) nos anos letivos 2013 e 2014. Atualmente é bolsista do programa de doutorado pleno no exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Na pesquisa acadêmica, atua nos seguintes temas: agricultura urbana; espaço periurbano e conflito de uso da terra; reestruturação espacial na interface rural-urbana; multifuncionalidade e resiliência rural; globalização no contexto rural; planejamento e desenvolvimento rural.

Publicado

2019-03-27

Cómo citar

DA SILVA MACHADO, F. Globalização e resiliência da agricultura na hinterlândia rural do Rio de Janeiro: um relato de pesquisa de campo. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 13, n. 29 Abr., 2019. DOI: 10.14393/RCT132913. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/40814. Acesso em: 25 ago. 2024.

Número

Sección

Relato de experiência