A produção agroecológica: a possibilidade da autonomia camponesa no Assentamento Cunha em Cidade Ocidental, GO

Autores/as

  • Edson Batista da Silva UEG

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT102027619

Palabras clave:

Agroecologia, Campesinato, Território, Assentamento Cunha, Cidade Ocidental, GO

Resumen

Este artigo tem o objetivo de analisar os projetos de produção agroecológica do Assentamento Cunha, além de apontar o resultado deles para as famílias assentadas, no que se refere ao controle dos insumos. Para isso foram realizadas pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo, com aplicação de entrevista estruturada e semi-estruturada. Além do uso de caderneta de campo e de máquina fotográfica, para registro das impressões das observações diretas a campo. Os resultados apontam que a territorialização da produção agroecológica ocorreu por meio do Programa da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) e pelos Polos Irradiadores de Manejo da Agrobiodiversidade (CIMAS), controlados pela Fundação Banco do Brasil e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), respectivamente. Esse processo resultou apenas numa autonomia relativa dos insumos, isso porque parte deles ainda é comprada. Com isso, a agroecologia para se realizar por inteiro esbarra nos limites que lhe impõe o capital.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edson Batista da Silva, UEG

Possui graduação em Licentura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2005), Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2014). Também é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia Agrária e Dinâmicas Territoriais (NEPAT) da Universidade Federal de Goiás-Instituto de Estudos socioambientais. Atualmente é professor em regime estatutário pela Universidade Estadual de Goiás,Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Territórios em Disputa, Educação do Campo, Educação Ambiental, Agroecologia e Ensino de geografia.

Publicado

2015-08-12

Cómo citar

SILVA, E. B. da. A produção agroecológica: a possibilidade da autonomia camponesa no Assentamento Cunha em Cidade Ocidental, GO. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 10, n. 20 Jul., p. 276–304, 2015. DOI: 10.14393/RCT102027619. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/27619. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos