Sustentabilidade do cultivo de melão no assentamento São Romão em Mossoró/RN: determinação dos pontos críticos

Autores/as

  • Ivanildo Martins Formiga Júnior INCRA / PRODEMA-UFRN
  • Gesinaldo Ataíde Cândido Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
  • Viviane Souza do Amaral Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT91924341

Palabras clave:

Agricultura sustentável, Agricultura familiar, Assentamentos rurais, MESMIS, Melão

Resumen

O agropolo Açu-Mossoró, no estado Rio Grande do Norte, é considerado como uma das principais regiões produtoras de frutas tropicais do Brasil. Dentro desse contexto, destaca-se o município de Mossoró, como maior produtor de melão do País. O cultivo desta olerícola desenvolveu-se na região no final da década de 1980, a partir do investimento de grandes empresas agrícolas, cujas técnicas de cultivo eram pautadas pela revolução verde. Atualmente, o cultivo do melão é também desenvolvido em agroecossistemas cuja gestão é caracterizada pela participação familiar, inclusive em assentamentos rurais criados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), como é o caso do Projeto de Assentamento São Romão. O presente trabalho objetiva a identificação dos pontos críticos dos agroecossistemas cultivados com melão irrigado, no referido assentamento. O estudo foi realizado a partir da utilização da estrutura do Marco para Avaliação de Sistemas de Manejo de Recursos Naturais Incorporando Indicadores de Sustentabilidade (MESMIS). A pesquisa foi realizada em dez agroecossistemas do assentamento mediante uma proposta participativa. Os dados foram obtidos a partir da realização de entrevistas semi-estruturadas e observações de campo, de forma que as respostas, considerações e comentários realizados pelos assentados foram amplamente aproveitados para a delimitação dos pontos críticos acerca das atividades por eles desenvolvidas. Os agroecossitemas pesquisados foram caracterizados e de acordo com os resultados das discussões com as famílias assentadas, foram determinados sete pontos críticos que afetam a sustentabilidade, sendo recursos hídricos, solos, dependência de insumos externos, biodiversidade, qualidade de vida, rendimento familiar e organização comunitária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivanildo Martins Formiga Júnior, INCRA / PRODEMA-UFRN

Engenheiro Agrônomo da Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos do INCRA. Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFRN

Gesinaldo Ataíde Cândido, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais

Viviane Souza do Amaral, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Publicado

2014-10-30

Cómo citar

FORMIGA JÚNIOR, I. M.; CÂNDIDO, G. A.; AMARAL, V. S. do. Sustentabilidade do cultivo de melão no assentamento São Romão em Mossoró/RN: determinação dos pontos críticos. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 19 Out., p. 57–87, 2014. DOI: 10.14393/RCT91924341. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/24341. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos