O uso da terra na pequena propriedade rural - A contribuição de Leo Waibel

Autores/as

  • Virginia Elizabeta Etges Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT71417331

Palabras clave:

colonização, uso da terra, paisagem cultural, Geografia Agrária

Resumen

Dentre os geógrafos alemães da primeira metade do século XX, destaca-se Leo Waibel, pelas suas importantes contribuições à Geografia, em especial à Geografia Agrária. Waibel iniciou suas pesquisas na Ãfrica, em 1911, época em que estava engajado no projeto imperialista do Estado alemão, tendo em vista a necessidade de matérias primas e de fontes de energia para a indústria, bem como a necessidade de alimentos para a população cada vez mais concentrada nas cidades. No período de 1946 a 1950 Waibel atuou como pesquisador no Brasil, a convite do Conselho Nacional de Geografia (CNG), ocupando-se principalmente com os temas colonização e uso da terra. O tema uso da terra adquire relevância nos trabalhos de Waibel na medida em que ele concluiu que o sucesso (ou insucesso) dos projetos de colonização no Brasil estavam diretamente relacionados ao tipo de uso da terra praticado pelos colonos, aspecto este que foi a principal característica das diferentes paisagens culturais identificadas pelo autor nas áreas de colonização européia no sul do Brasil. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Virginia Elizabeta Etges, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutora em Geografia, Professora do Curso de Geografia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na UNISC.

Publicado

2012-08-20

Cómo citar

ETGES, V. E. O uso da terra na pequena propriedade rural - A contribuição de Leo Waibel . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 7, n. 14 Ago., 2012. DOI: 10.14393/RCT71417331. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/17331. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos