A territorialização camponesa no assentamento 24 de Novembro – Capão do Leão – RS

Autores/as

  • Veridiana Soares Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Giancarla Salamoni Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT61112023

Palabras clave:

Território, Territorialiades, Assentamento, Agricultura familiar camponesa, Reforma agrária

Resumen

Este artigo parte de um estudo de caso realizado no assentamento 24 de Novembro, localizado no município do Capão do Leão - RS. Observamos que o processo de territorialização camponesa na Fazenda da Palma, área pertencente à Universidade Federal de Pelotas, a partir da instalação do assentamento de reforma agrária produziu uma diversidade de formas de uso e apropriação do território, identificadas pelas múltiplas estratégias produtivas e pelas diferentes manifestações de sociabilidade encontradas entre os assentados. À luz dos pressupostos teóricos sobre o conceito de território e das relações socioespaciais manifestadas no mesmo, no contexto de luta pela terra, é que se propõe identificar as territorialidades impressas no espaço geográfico, as quais representam as interrelações entre a sociedade e a natureza na constituição do projeto camponês, ou seja, trabalhar para si, com os seus, no que lhes pertence.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Veridiana Soares Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas. Aluna do curso de pós-graduação em Geografia (Mestrado) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Membro do grupo de pesquisas/CNPq Estudos Agrários e Ambientais . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, trabalhando principalmente nos temas: território, lugar, reforma agrária, agricultura familiar e agroecologia.

Giancarla Salamoni, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduação em Geógrafo Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), especialização em Desenvolvimento Rural pela Universidade Estadual Paulista- UNESP - Rio Claro, (1988), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro (1992) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro (2000). Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal de Pelotas, onde atua nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia e na pós-graduação em Geografia - Especialização.

Publicado

2011-03-02

Cómo citar

RIBEIRO, V. S.; SALAMONI, G. A territorialização camponesa no assentamento 24 de Novembro – Capão do Leão – RS. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 6, n. 11 Fev., p. 194–217, 2011. DOI: 10.14393/RCT61112023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/12023. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos