Gender and field school

the place of female teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153515

Abstract

This article aims to analyze the profile of teaching professionals who work in rural schools in a local context in the semi-arid region potiguar, Brazil. The place of the female gender in school is approached, in the sense of establishing a correlation with the struggle of women in the conquest of social space. It is a mixed study, combining bibliographic and documentary research, using quantitative and qualitative approaches, carried out in rural municipal elementary schools - initial grades, in a small municipality in the semi-arid region potiguar. The data collected revealed important and also worrying issues. An education marked by the presence of women 62% of the total, with multipurpose work, there was a picture of temporary teachers (32%), with low salaries and little appreciation of the professional who works in the rural school. Teaching work, of a temporary nature, represents an exploration of the female masked by underemployment. However, the presence of women in the rural school demonstrates the emancipation of women who assume the commitment to contribute to overcoming oppressive and discriminatory relations in society.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vânia Maria Pessoa Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2004); graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (1999). E, cursando Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros, através do Plano de Formação de Professores da Educação Básica / PARFOR. Possui Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA e Especialização em Mídias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente é docente, atuando com 22 anos na rede de ensino municipal de São Miguel / RN, Ensino Fundamental. Tem experiência nas ciências humanas e sociais com ênfase na formação de professores, na orientação de estudos.

Simone Cabral Marinho dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

É Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Pau dos Ferros). É Graduada em Ciências Sociais pela UERN (1999), mestre em Sociologia Rural pela UFPB (2002) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN (2012). Foi Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Extensão da UERN (2007). Coordena projetos de extensão e de pesquisa na UERN em parceria com organizações não-governamentais. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN/CAMEAM) e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido. Líder do grupo de pesquisa NEEd e membro do GEPPE e Núcleo de Extensão NUEDH. É membro da Rede Interdisciplinar Interinstitucional Êxito Escolar, Empoderamento e Ascensão Social (RIEAS - Endereço https://rieas.com.br/membros/). Tem experiência na área de Sociologia, Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, ensino, meio rural, gestão territorial, educação em direitos humanos e sucesso escolar. 

Themis Cristina Mesquita Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994), mestrado em Educação Física (ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Doutorado em Ciencias da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) Pós Doutorado (2017) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/RN). Atuou no período de 2012 a 2014 na Secretaria de Saúde Publica do Rio Grande do Norte (SESAP) junto ao Programa Estadual em DST, Aids e Hepatites Virais. Atua na formação de profissionais de Saúde como colaboradora. É socio colaboradora da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Coordena o projeto de extensão Observatório da Saúde na UERN, principalmente no desenvolvimento das atividades da academia da saúde para grupos especiais no CCUERN. Atualmente esta vinculada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido PLANDITES/ CAMEAM/ UERN. Estuda a relação entre as práticas corporais e os indicadores de saúde, HIV/Aids, Políticas de Saúde, Políticas de Esporte e Lazer e Desenvolvimento Regional.

Published

2020-08-04

How to Cite

PESSOA RODRIGUES, V. M.; CABRAL MARINHO DOS SANTOS, S. .; MESQUITA SOARES, T. C. . Gender and field school: the place of female teaching . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 35 Abr., p. 395–417, 2020. DOI: 10.14393/RCT153515. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/53049. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos