Family farming and rural youth in the wild of Itabaina/SE

Authors

  • Marcelo Alves Mendes UFS
  • João Ernandes Barreto Nascimento Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT122610

Abstract

O objetivo deste trabalho é destacar a relevância da juventude rural para o fortalecimento da agricultura familiar no Agreste de Itabaiana, ampliando o debate sobre a importância de ações através de políticas públicas para tornar o meio rural mais atraente para essa parcela da população. Como procedimentos metodológicos, foi realizado levantamento bibliográfico e revisão do material selecionado, proporcionando a compreensão do tema abordado, a partir da leitura voltada para o que autores como, Graziano da Silva (1997) e Schneider (2000 & 2007), Mendes (2014), Nascimento, A.(2005), Lopes (2009) e Nascimento, J. & Mendes (2015), pensam sobre as questões que envolvem as discussões e o debate sobre as novas tendências e desafios presentes na agricultura familiar no Brasil, no Nordeste e em Sergipe. Também foram levantados dados e informações no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Censo Agropecuário (1985 1995/6 e 2006), e trabalho de campo no qual foram aplicados 50 questionários nos municípios do Agreste de Itabaiana. Portanto, a partir do processo de diminuição da população do meio rural brasileiro, é voltada a atenção para a capacitação e fixação do jovem no campo, fornecendo mecanismo como escolas agrícolas e universidades com cursos destinados para a nova realidade da agricultura familiar brasileira, sendo que, verificou-se que mais de 50% da população rural jovem possui instrução inferior ao ensino fundamental incompleto, fator que acaba dificultando a vida social e econômica desses jovens agricultores, assim como o acesso aos programas do Governo Federal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcelo Alves Mendes, UFS

Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2002), mestrado (2005) e doutorado (2012) em Geografia Agrária e Regional pela UFS. Atualmente é professor adjunto III no curso de Geografia (DGEI/UFS), Coordenou as disciplinas Geografia Agrária e Geografia Regional dos Países Periférifcos da UAB/UFS. Líder do grupo de pesquisa sobre dinâmica rural e regional - GDRR/DGEI/UFS e membro pesquisador do grupo de pesquisa sobre transformações no mundo rural - NPGEO/UFS, ambos credenciados pelo CNPq.

João Ernandes Barreto Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Geógrafo licenciado pela Universidade Federal de Sergipe, mestrando em Geografia vinculado ao Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGEO/UESB (Inserido na linha de pesquisa: Produção dos espaços rurais e urbanos). Tem experiência em produção dos espaços rurais e ensino de geografia.

Published

2018-06-08

How to Cite

MENDES, M. A.; NASCIMENTO, J. E. B. Family farming and rural youth in the wild of Itabaina/SE. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 12, n. 26 Abr., 2018. DOI: 10.14393/RCT122610. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/38138. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos