Education, work, portfolio and income of employees in the brazilian countryside
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT102027044Keywords:
Meio rural, Empregados, Educação, Carteira de trabalho, RendaAbstract
O trabalho realiza uma comparação entre as pessoas residentes no meio rural brasileiro ocupadas como empregados nos distintos setores da economia: agricultura, indústria e serviços. Ele leva em consideração dois aspectos referentes aos trabalhadores: o nível educacional e a proteção pela legislação trabalhista. A educação é conhecida como o principal determinante da renda no Brasil, sendo o elemento com maior influência nas heterogeneidades socioeconômicas nacionais. A legislação trabalhista é uma forma de se garantir um valor salarial mínimo. Esses dois elementos se relacionam quando se percebe que os trabalhadores com maiores níveis educacionais são também aqueles com carteira de trabalho assinada. Utilizando os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do ano de 2011, foi evidenciado que a agricultura é o setor que concentra as menores escolaridades médias, o maior número de empregados sem carteira de trabalho assinada e as menores rendas médias. Ainda foi possível observar que a região Nordeste é a que apresenta as piores condições de empregos entre as grandes regiões do país, além de ter os empregados com as menores escolaridades médias.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-08-12
How to Cite
SOUZA, H. M. de; NEY, M. G.; SOUZA, P. M. de; NEY, V. da S. P. Education, work, portfolio and income of employees in the brazilian countryside. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 10, n. 20 Jul., p. 468–492, 2015. DOI: 10.14393/RCT102027044. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/27044. Acesso em: 25 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.