TERRITORY, TERRITORIALITY AND MULTIPLE APPROACHES IN GEOGRAPHICAL SCIENCE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT91719883Keywords:
Territory, Territoriality, Space, Power relations, CultureAbstract
O artigo aborda alguns aspectos da discussão que envolve o conceito de território e territorialidade sob o ponto de vista da ciência Geográfica. Trata-se de uma interpretação envolvendo as diferentes abordagens e concepções geográficas em torno do território configurando aquilo que alguns autores denominam múltiplos territórios e/ou multiterritorialidades. A análise foi elaborada com base nos estudos já desenvolvidos por diversos autores que se propuseram a discutir sobre a temática. Partimos do pressuposto de que os estudos territoriais se mostram cada vez mais emergentes frente aos processos de transformações do espaço geográfico mundial que refletem diferenciações não apenas de caráter político-econômico, mas, igualmente, de expressão simbólico-cultural, manifestadas nas mais diversas tramas do cotidiano vivido. O artigo está dividido em três eixos básicos: O primeiro eixo busca vislumbrar a polissemia que envolve o conceito de território, de modo particular no âmbito da ciência Geográfica. O segundo diz respeito às discussões sobre territorialidade enquanto conceito correlato ao território. E o terceiro e último eixo compreende as considerações finais acerca do tema proposto.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-05-05
How to Cite
FERREIRA, D. da S. TERRITORY, TERRITORIALITY AND MULTIPLE APPROACHES IN GEOGRAPHICAL SCIENCE. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 17 Abr., p. 111–135, 2014. DOI: 10.14393/RCT91719883. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/19883. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.