ESSAY ABOUT THE SETTLEMENT'S TERRITORY: a perspective on the agroecological production made by women
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT71414041Keywords:
Territory, Work, Gender, Agroecology, Food sovereigntyAbstract
A temática a ser desenvolvida tem como objetivo realizar um ensaio sobre o conceito de território, abordando o mundo camponês a partir da analise do território do assentamento, na perspectiva da produção agroecológica realizada por mulheres. Partindo da relação seres humanos entre si e com a natureza, permeando o debate sobre trabalho, para explicar as modificações nos modos de produção e como alteram também o tempo. Como parte do processo do estudo de mestrado "O mundo camponês sob o enfoque territorial de gênero: a divisão sexual do trabalho familiar e a formação de valores emancipatórios nos assentamentos rurais", em andamento, também como, as pesquisas realizadas até então juntamente com o projeto proposto ao International Development Research Centre - IDRC, e o projeto vinculado ao CNPq, Brasil, "Questão agrária atual de Sergipe: análise dos impactos socioterritoriais das políticas públicas de agroenergia e soberania alimentar". Sendo relevante no contexto histórico brasileiro e sergipano como propulsor de um debate que leve a novas práticas sociais, compreendendo a partir da teoria da não desintegração do campesinato a sua recriação por meio de um modo de produção que vise à autonomia e soberania alimentar.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-12-26
How to Cite
SANTOS, L. R. S. ESSAY ABOUT THE SETTLEMENT’S TERRITORY: a perspective on the agroecological production made by women. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 7, n. 14 Ago., 2012. DOI: 10.14393/RCT71414041. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/14041. Acesso em: 15 jan. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.