A Educação do Campo sob a luz da teoria do Desenvolvimento Geográfico Desigual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT205877224

Palavras-chave:

Geografia Crítica, educação geográfica, desenvolvimento desigual e combinado

Resumo

A Teoria do Desenvolvimento Geográfico Desigual de David Harvey se entrelaça com o olhar que a Geografia possui sob a sociedade no espaço geográfico. A partir da Geografia Crítica no Brasil, a Geografia inicia uma maior aproximação com os movimentos sociais, tendo como premissa o fazer geográfico a partir desses sujeitos. No âmbito dessa preocupação, está a Educação do Campo, sendo fruto do contexto camponês brasileiro, em que a Geografia vem pesquisando-a. Desse modo, o objetivo deste artigo é compreender a Educação do Campo tendo como base a teoria do Desenvolvimento Geográfico Desigual de David Harvey. Nesse contexto, é necessário compreender a Educação do Campo no sentido histórico e político a partir da Geografia. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico em plataformas de busca de artigos acadêmicos, como Google Scholar e Redalyc. Enquanto resultados, foi possível compreender que o desenvolvimento geográfico desigual gerado pelo capitalismo também é gerador de desigualdade de acesso à bens de serviço como a Educação, aprofundando ainda mais as desigualdades sociais no espaço geográfico. Por fim, nas considerações finais, dentre outros elementos, foi depreendido que os problemas relacionados à Educação do Campo e da Educação historicamente ofertada aos (as) camponeses (as) são provenientes de uma conjunção de elementos pensados e gerados pelo capitalismo que geram o desenvolvimento geográfico desigual que influi, portanto, na própria Educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Brendon Bessa Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

    Doutorando e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PropGeo) da UECE. É licenciado em Geografia pela UECE tendo tido experiências no PIBID e na Iniciação Científica. Compõe o quadro de participantes do Grupo de Pesquisa "Sistemas Técnicos e Espaço" (UECE), do Grupo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Geografia, Educação do Campo e Questão Agrária (GEOEDUQA) da UFGD e da Rede DATALUTA (UNESP). Faz parte do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO/UECE). Colabora com o Grupo de Estudos e Articulação Ensino de Geografia e Territórios. Dedica-se aos estudos e pesquisas acerca da Educação Geográfica, Ensino de Geografia, Educação do Campo e Questão Agrária.

  • Tereza Sandra Loiola Vasconcelos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

    Educadora, pesquisadora e mamãe do Raoni. Possui Licenciatura (2007), Mestrado (2010) e Doutorado (2015) em Geografia pela UECE. É professora dos Cursos de Geografia da UECE, Campus do Itaperi, e Coordenadora do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO). Enquanto parte das atividades acadêmicas, integra o Grupo de Estudos e Articulação Ensino de Geografia e Territórios, em que busca articular ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência e publicações em dinâmicas territoriais e ensino de Geografia, no campo e na cidade. Ao longo dos últimos anos vem dedicando-se aos estudos que enfocam a Formação e Reestruturação Socioespacial do Ceará; Formação de professoras e professores de Geografia; Estágio Supervisionado; Educação Geográfica; Geografia Escolar; Educação do Campo; Educação Escolar Indígena; Tensionalidades e tensões territoriais; Escola-Território.

  • Luiz Cruz Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

    Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1971) e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor emérito e professor titular da UECE, docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE, coordenador do grupo de pesquisa CNPq Sistemas Técnicos e Espaço, membro do Fórum do Parque do Cocó do Ministério Público Federal, professor colaborador da Universidade Estadual Vale do Acaraú, consultor ad hoc da Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa, consultor da Associação dos Geógrafos Brasileiros, consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, membro do Conselho Editorial da Editora da UECE. Autor de vários livros e artigos. Tem experiência no ensino e na pesquisa na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, Política e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: reestruturação socioespacial, modernização seletiva, sistemas técnicos e espaço.

Referências

ARROYO, M. G. A educação básica e o movimento social do campo. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (org.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004, p. 67-86.

CALDART, R. S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, educação e saúde, v. 7, n. 1, p. 35-64, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003

CAMACHO, R. S. Paradigmas em disputa na educação do campo. 2014. 806p. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista, 2014. Disponível em: https://www2.fct.unesp.br/pos/geo/dis_teses/14/dr/rodrigo_camacho.pdf. Acesso em: 4 jun. 2024.

CAMACHO, R. S. Educação do Campo: o protagonismo dos movimentos socioterritoriais camponeses no PRONERA. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas, v. 14, n. 26, p. 216-229, nov. 2017.

FERNANDES, B. M. Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais: contribuição teórica para uma leitura geográfica dos movimentos sociais. Revista NERA, Presidente Prudente, v. 8, n. 6, p. 24-34, 2005. DOI: https://doi.org/10.47946/rnera.v0i6.1460

FERNANDES, B. M.; TARLAU, R. Razões para mudar o mundo: a Educação do Campo e a contribuição do PRONERA. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 140, p. 545-567, jul/set., 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017180679

HARVEY, D. Espaços de esperança. São Paulo: Loyola, 2004.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O perfil da agroindústria rural no Brasil: uma análise com base nos dados do Censo Agropecuário 2006. Brasília: IPEA, 2013.

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. II PNERA - Relatório da II Pesquisa Nacional sobre a Educação na Reforma Agrária. Brasília: IPEA, 2015.

KAUSTSKY, K. A questão agrária. 3. ed. São Paulo: Proposta Editorial, 1980.

LEFEBVRE, H. A produção do espaço. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

LENIN, V. O desenvolvimento do capitalismo na Rússia. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

LIMA, L. C. Novos espaços de produção: os tecnopolos. 1994. 183 p. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-22102019-174944/publico/1994_LuizCruzLima_.pdf. Acesso em: 4 jun. 2024.

LIMA, P. H. de S.; TELES, G. A.; DINIZ, A. S. Educational Public Policies for The Rural Area: An Analysis of the Closure of Basic Education Schools in Brazil. Journal of Education and Learning, v. 13, n. 5, p. 225-234, 2024. DOI: https://doi.org/10.5539/jel.v13n5p225

LOPES, R. M. R.; MENDES, M. C. A contribuição da perspectiva marxista de David Harvey para a Geografia. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 7, n. 2, p. 02–16, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/798. Acesso em: 8 jun. 2024.

LÖWY, M. A teoria do desenvolvimento desigual e combinado. Actuel Marx, n. 18, 1995, p. 73-80.

MATTSON, K. Una introducción a la Geografía Radical. Geocrítica, Barcelona, v. 3, n. 13, jan. 1978, p. 1-18.

MEEK, D et al. Race and the political ecology of education in Brazil: A spatial analysis of rural school closures. Journal of Political Ecology, v. 31, p. 1-25, 2023. DOI: https://doi.org/10.2458/jpe.5135

OLIVEIRA, A. U de. A agricultura camponesa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2001.

PEET, R. O desenvolvimento da Geografia Radical no EUA. In: CHRISTOFOLETTI, A (org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1985, p. 225-254.

PEREIRA, C. N.; CASTRO, C. N. de. Educação no meio rural: diferenciais entre o rural e o urbano. Brasília: IPEA, 2021. DOI: https://doi.org/10.38116/td2632

SANTOS, M. O espaço do cidadão. 6. ed. Barueri: Studio Nobel, 2002.

SANTOS, M. A natureza do espaço. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2006.

SANTOS, M. Educação do Campo: alguns indicadores. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 6, p. 1-24, 2021. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10791

SAQUET, M. A. Saber popular, práxis territorial e contra-hegemonia. Rio de Janeiro: Consequência, 2019.

SMITH, N. Desenvolvimento desigual: natureza, capital e a produção de espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988.

STEDILE, J. P.; FERNANDES, B. M. Brava gente: a trajetória do MST e a luta pela terra no Brasil. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

SWYNGEDOUW, E. Power, nature and the city: The conquest of water and the political ecology of urbanization in Guayaquil, Ecuador: 1880–1980. Environment and Planning, v. 29, n. 2, p. 311–332, 1997. DOI: https://doi.org/10.1068/a290311

TAFFAREL, C. Z.; MUNARIM, A. Pátria Educadora e fechamento de escolas do campo: o crime continua. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 17, n. 35, p. 41-51, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v17i35.3053

TROTSKY, L. 1905. Buenos Aires: El Militante Argentina, 2016.

TROTSKY, L. A história da Revolução Russa. Brasília: Senado Federal, 2017.

VARGAS, H. M. Reseña: Benach, N. (ed.) (2017). William Bunge. Las expediciones geográficas urbanas. (Colección Espacios Críticos, núm. 10). Icaria Editorial, Barcelona. 260 p., ISBN 978-84-9888-778-5. Invest. Geog, Cidade do México, n. 97, p. 1-3, 2018. DOI: https://doi.org/10.14350/rig.59805.

VEIGA, A. A.; LIMA, R. C. K.; MORGADO, T. A. B.; SANTOS, A. C. dos. O fechamento de escola do campo e os impactos sobre o território rural. Revista Educação e Ciências Sociais, v. 5, n. 9, p. 136–147, 2022. DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n9.7

VENDRAMINI, C. R. Qual o futuro das escolas do campo? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 3, p. 49-69, jul/set., 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698126111

Downloads

Publicado

16.06.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LIMA, Brendon Bessa; VASCONCELOS, Tereza Sandra Loiola; LIMA, Luiz Cruz. A Educação do Campo sob a luz da teoria do Desenvolvimento Geográfico Desigual. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 20, n. 58, p. 215–234, 2025. DOI: 10.14393/RCT205877224. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/77224. Acesso em: 14 jul. 2025.