Luta, messianismo e utopia

considerações sobre o caráter teológico-político da luta por terra e território no Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT195675181

Keywords:

Comissão Pastoral da Terra - CPT, resistência, Teologia da Libertação, violência no campo, estrutura fundiária

Abstract

O presente texto se centra na história da luta por terra no Brasil buscando demonstrar a indissociabilidade entre as lutas concretas que se efetivaram na formação social brasileira e certo messianismo que ajudou a consubstanciar esses enfrentamentos. Nesse intento, perpassamos pela atuação da Igreja Católica na (re)construção de utopias que guiam as lutas pela reforma agrária brasileira ao menos desde o início da segunda metade do século XX; trazemos apontamentos sobre a criação da Comissão Pastoral da Terra e seu papel na construção de uma utopia do campo e do campesinato brasileiro, e a partir de um resgate histórico da Guerra do Contestado e da Ocupação Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, atestamos que o componente utópico-messiânico foi decisivo na luta pela terra no Brasil mesmo quando formalmente a Igreja manteve-se alhures ou avessa a essas lutas.

Downloads

Author Biographies

  • Frederico Rodrigues Bonifácio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Bacharel, mestre e doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor substituto na mesma instituição na área de Geografia Humana.

  • Maria Clara Salim Cerqueira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    Arquiteta urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutora em Geografia pela mesma instituição. Professora substituta de Geografia Humana na Universidade Federal do Espírito Santo.

Published

2025-02-13

How to Cite

BONIFÁCIO, Frederico Rodrigues; CERQUEIRA, Maria Clara Salim. Luta, messianismo e utopia: considerações sobre o caráter teológico-político da luta por terra e território no Brasil. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 19, n. 56, p. 320–344, 2025. DOI: 10.14393/RCT195675181. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/75181. Acesso em: 5 apr. 2025.