Territórios submersos em rios

narrativas míticas em textos e desenhos do povo indígena Kukama Kukamiria (Peru) em Karuara, la gente del río (2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT174866733

Palavras-chave:

Território, Paisagem, Povos indígenas, Mitos

Resumo

Para o povo indígena Kukama Kukamiria (Peru), uma diversidade de agentes (humanos e não-humanos) fazem parte de um território relacional e afetivo no qual as conexões entre os agentes acontecem de forma contínua nos quatro mundos (céu, terra, rio e a terra embaixo dos rios). A partir de uma análise da dimensão simbólica do território (SANTOS-GRANERO, 2006) expressada nos mitos desse coletivo, este artigo pesquisa os relatos textuais e desenhados que estão presentes no livro feito pelo próprio povo indígena: Karuara, la gente del río (2016). Se analisam as agências presentes, as afetações intersubjetivas entre eles e os significados construídos no território. O estudo conclui que o território narrado nos mitos estudados rememora os acontecimentos de origem do povo Kukama Kukamiria e da importância de diversos lugares e paisagens do território. Ao reconhecer as conexões estabelecidas entre humanos e não-humanos — contínuas afetações entre esses agentes em uma diversidade de submundos sob os rios, na terra e no céu — se estabelece uma guia de comportamentos e práticas que permitem uma convivência sustentável e a sobrevivência do território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Angulo-Giraldo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista OEA/GCUB. Mestre em Estudos Latino-americanos da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Licenciado em Comunicação Social da Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM) no Peru. Editor científico da revista científica Desde el Sur. 

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

ANGULO-GIRALDO, M. Territórios submersos em rios: narrativas míticas em textos e desenhos do povo indígena Kukama Kukamiria (Peru) em Karuara, la gente del río (2016). Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 17, n. 48, p. 1–26, 2022. DOI: 10.14393/RCT174866733. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/66733. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos