Considerações e perspectivas sobre o desenvolvimento rural no Brasil

a produção científica entre 2001 e 2020

Autores

  • Flamarion Dutra Alves Universidade Federal de Alfenas -MG
  • Guilherme Guiari Silva Correia Universidade Federal de Alfenas - MG

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT174601

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender as tendências do desenvolvimento rural no Brasil no século XXI. Para isso, foram analisadas 4 revistas científicas de Geografia Agrária, Sociologia Rural e Economia Rural, entre os anos de 2001 e 2020, que totalizou 101 artigos. Levou-se em consideração para a análise dos artigos, os atores sociais, os tipos de desenvolvimento rural, as dimensões de análise e os conceitos geográficos adotados sobre o desenvolvimento rural. Além disso, especializou-se as instituições que pesquisaram sobre desenvolvimento rural. A pesquisa apontou para uma forte tendência em discutir o Desenvolvimento Territorial Rural e o Desenvolvimento Rural Sustentável como tipos de desenvolvimento para o campo. Quanto as dimensões do desenvolvimento rural, a dimensão política vai se destacar como a principal abordagem no estudo do espaço rural, e ainda destacar a agricultura familiar como os principais atores sociais para o desenvolvimento rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flamarion Dutra Alves, Universidade Federal de Alfenas -MG

Professor Associado II no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Alfenas-MG. Coordenador do PPGEO (2019-2021). Foi diretor do Instituto de Ciências da Natureza (2015-2017 e 2017-2019). Líder do Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais - GERES" da UNIFAL/MG. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Integrante da Rede de Estudos Agrários- REA. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Doutor em Geografia (2007-2010) na área de concentração: Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Rio Claro. Atua em pesquisas na área de Geografia Agrária, História do Pensamento Geográfico, Relações campo-cidade, Cultura e Território.

Guilherme Guiari Silva Correia, Universidade Federal de Alfenas - MG

Graduação em Geografia Licenciatura pela UNIFAL-MG. Bolsista PIBIC-CNPq. Integrante do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais-GERES/UNIFAL-MG.

Downloads

Publicado

14-07-2022

Como Citar

Dutra Alves, F., & Guiari Silva Correia, G. (2022). Considerações e perspectivas sobre o desenvolvimento rural no Brasil: a produção científica entre 2001 e 2020. Campo-Território: Revista De Geografia Agrária, 17(46 Ago.), 01–27. https://doi.org/10.14393/RCT174601

Edição

Seção

Artigos