Poder oligárquico, questão agrária e função legislativa no território sul-mato-grossense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT174411

Resumo

Neste artigo analisa-se a atividade política no Senado Federal, buscando identificar a relação entre atividade legislativa, apropriação privada da terra e conflitos territoriais no estado de Mato Grosso do Sul. Promove uma reflexão sobre a sucessão familiar nos espaços de decisão nas mais diversas instâncias da Administração Pública e as ações engendradas por oligarquias no sentido de garantir o acesso à terra e o controle sobre o território. Os dados e informações que embasam a análise foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e documental sobre a atividade legislativa e, de modo complementar, em bases como Banco de Teses e Dissertações da CAPES, Banco de Dados da Luta Pela Terra - Dataluta, Comissão Pastoral da Terra, Centro de Trabalho Indigenista, Arquivos do Museu do Índio, Instituto Socioambiental, dentre outros. Conclui-se que a atuação parlamentar de grupos oligárquicos do estado no Senado Federal combina garantia da sucessão parlamentar de familiares por longos períodos, engajamento político e interesse em matérias vinculadas à terra, e envolvimento, direto ou indireto, em conflitos fundiários envolvendo camponeses e indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Maria da Silva , Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995). Possui especialização latu sensu em Análise Territorial e Recuperação de Áreas Degradadas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003) Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) Possui especialização latu sensu em Direito Civil e Processo Civil na Unitoledo - Araçatuba/SP Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2022).

Thiago Araujo Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Três Lagoas. Coordenador do Laboratório Geográfico de Estudos Econômicos e Políticos (LAGEP)

Downloads

Publicado

20-05-2022

Como Citar

SILVA , L. M. da; ARAUJO SANTOS, T. Poder oligárquico, questão agrária e função legislativa no território sul-mato-grossense. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 17, n. 44 Abr., p. 253–277, 2022. DOI: 10.14393/RCT174411. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/63704. Acesso em: 8 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos