Agricultura familiar e o acesso às políticas públicas

o panorama do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar no município de Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164315

Resumo

A estrutura agrária brasileira é marcada por profundas desigualdades quanto à distribuição de terras, bem como o acesso às políticas públicas que possibilitem a permanência e a reprodução da agricultura familiar, ainda que tenha participação significativa na produção de alimentos do país. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar a agricultura familiar e suas formas de reprodução no território, no contexto das políticas públicas desenvolvidas em prol de seu desenvolvimento, com foco no cenário do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar no município sul-mineiro de Poços de Caldas. Desse modo, optou-se pela realização de um estudo de caso, por ser um método qualitativo capaz de auxiliar na compreensão de determinada localidade, sem deixar de considerar a totalidade em que está inserida. Os resultados desse estudo apontam que em 2017, o número de estabelecimentos agropecuários que obtiveram financiamento pelo PRONAF em Poços de Caldas, foram 40 de um total de 296 estabelecimentos agropecuários, com crescimento de aproximadamente 23% em relação ao censo anterior, de 2006 (IBGE 2006, 2017).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Medeiros Alves, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Formada em geografia e atualmente cursa Mestrado em Geografia pela UNIFAL. Realizando pesquisa acadêmica em geografia agrária (reforma agrária, políticas públicas e movimentos socioterritorias). 

Julyana Dias Duarte, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Mestranda em Geografia pela UNIFAL. Professora de geografia na rede estadual de ensino de Minas Gerais. 

Downloads

Publicado

01-04-2022

Como Citar

MEDEIROS ALVES, M.; DIAS DUARTE, J. Agricultura familiar e o acesso às políticas públicas : o panorama do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar no município de Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 43 Dez., p. 357–377, 2022. DOI: 10.14393/RCT164315. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/60310. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos