As tecnologias sociais sustentáveis no município de Tabuleiro do Norte (CE)

uma nova relação com o semiárido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164112

Resumo

Atualmente, existem várias tecnologias sociais (TS) de convivência com o semiárido (CSA) sendo aplicadas no Nordeste brasileiro. Tais tecnologias vêm colaborando na construção de comunidades e cidades sustentáveis, conforme orientam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), além de promoverem o desenvolvimento territorial de acordo com a Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas em 2015. Porém, não são amplamente conhecidas e acessíveis para todos. Esta pesquisa tem o intuito de apresentar duas experiências exitosas com as tecnologias sociais de convivência com o semiárido, o Bioágua e o Biodigestor, no Município de Tabuleiro do Norte, Ceará (CE). Tais tecnologias buscam garantir uma melhor qualidade de vida para quem vive no campo, mantendo o equilíbrio com o meio ambiente. Uma análise de documentos oficiais que deram concretude ao projeto em estudo - Comunidades Vivas, possibilitou traçar o caminho das TS percorrido pelo Instituto Brotar. Uma abordagem qualitativa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com membros das comunidades beneficiadas. A partir dos dados coletados e das análises realizadas, foi identificada uma relação existente entre a implementação das TS com alguns dos Objetivos do desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Regina Farias da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Licenciada em Geografia social, UFRN, 2001; Mestra em Ciências Ambientais, USP, 2004; Doutora em Ecologia Aplicada, USP, 2009.

Cristiano Silva da Rocha Diógenes, Faculdade Regional Jaguaribana

Geógrafo formado pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Geografia e Doutor em Ciências pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Professor da Rede Estadual do Ceará e da Faculdade Regional Jaguaribana.

Downloads

Publicado

22-12-2021

Como Citar

BARROS, S. K. M.; SILVA, M. R.; DIÓGENES, C. S. da R. As tecnologias sociais sustentáveis no município de Tabuleiro do Norte (CE): uma nova relação com o semiárido. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 41 Ago., p. 268–290, 2021. DOI: 10.14393/RCT164112. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/58351. Acesso em: 9 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos