Novos padrões de consumo das famílias rurais

a vida no campo se aproxima da cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153716

Resumo

O presente artigo analisa os novos padrões de consumo das famílias rurais. Utilizou-se como procedimento metodológico a aplicação de 94 entrevistas com jovens, adultos e idosos, que viviam no campo, em um pequeno município de economia agrícola, situado na Zona da Mata de Minas Gerais, região, esta, que apresenta um dos menores IDHs do estado. Os resultados da pesquisa mostraram que os novos padrões de consumo estão em estreita relação com o trânsito entre o campo e a cidade. Este deslocamento rotineiro lhes possibilita acesso a novos alimentos, roupas prontas, a meios de transporte, como motos, e meios de comunicação, como celulares, a eletrodomésticos, dentre tantos outros bens de consumo. A expansão dos padrões da vida urbana se mostrou expressiva na paisagem rural no município analisado. Todavia, artefatos como o fogão à lenha, coexistiam com aparelhos modernos como o fogão elétrico. Percebeu-se, assim, um processo de hibridismo cultural no que diz respeito aos modos de morar da população rural analisada. Conclui-se, que os modos de morar no campo, neste pequeno município mineiro, incorporou novos elementos, mantendo tanto uma dinâmica de substituição de alguns artefatos tradicionais, como substituindo outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayhara Freitas Martins Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais

Ana Louise de Carvalho Fiúza, Universidade Federal de Viçosa

Professora Associada IV do Departamento de Economia Rural e Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica (UFV)

Neide Maria de Almeida Pinto, Professora Titular do Programa de Pós – Graduação em Economia Doméstica (UFV)

Professora Titular do Programa de Pós – Graduação em Economia Doméstica (UFV)

Downloads

Publicado

11-02-2021

Como Citar

FREITAS MARTINS GOMES, N.; DE CARVALHO FIÚZA, A. L. .; MARIA DE ALMEIDA PINTO, N. . Novos padrões de consumo das famílias rurais: a vida no campo se aproxima da cidade. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 37 Ago., p. 330–352, 2021. DOI: 10.14393/RCT153716. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/54478. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos