Mobilidade cotidiana campo-cidade dos moradores do distrito de Cipolândia - Aquidauana/MS

as motivações para os deslocamentos e sua relação com a estrutura interna de equipamentos urbanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153703

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as motivações para a mobilidade cotidiana campo-cidade dos moradores do distrito de Cipolândia, município de Aquidauana/MS, e sua relação com a estrutura interna de equipamentos urbanos. A pesquisa tem abordagem quali/quantitativa e, metodologicamente, foi dividida em duas etapas: pesquisa de gabinete (coleta dos dados secundários); e pesquisa de campo, com observação direta, realização de entrevistas e aplicação de formulários. Os resultados revelam que os principais motivos para a mobilidade cotidiana à cidade são a realização de compras para casa e compras pessoais, a realização de consultas ou exames médicos, o recebimento de pagamento ou aposentadoria e o pagamento de contas. Motivações que se relacionam diretamente com a (in) satisfação dos moradores com a estrutura interna do distrito, sendo os equipamentos de comércio para compras para casa e pessoais, de serviços bancários e de lazer, esporte e recreação, os mais deficitários no atendimento aos moradores. Ademais, atividades como visitar parentes ou amigos, comprar combustível, realizar manutenção de veículo e ir à cidade apenas para levar alguém também são desenvolvidas, cotidianamente, por parte dos moradores em seus deslocamentos à cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovandir André Lordano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui Graduação em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Internacional, Especialização em MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades pelo Centro Universitário Internacional. Atualmente é Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Paulo Roberto Jóia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, Pós-Graduação em Geografia.

Downloads

Publicado

15-09-2020

Como Citar

LORDANO, G. A.; JÓIA, P. R. Mobilidade cotidiana campo-cidade dos moradores do distrito de Cipolândia - Aquidauana/MS : as motivações para os deslocamentos e sua relação com a estrutura interna de equipamentos urbanos. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 37 Ago., p. 43–67, 2020. DOI: 10.14393/RCT153703. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/53445. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos