Análise do ciclo da política pública de educação do campo

Programa Pronera

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153521

Resumo

Este estudo trata da política pública de educação no campo, operacionalizada por meio do Programa Nacional de Educação no Campo, integrada às ações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, compreendendo seus ciclos à luz da literatura relevante sobre o tema. O Programa é operacionalizado com o uso de Manuais que são aprovados por meio de Decretos ou Portarias. Ao longo de vinte e um anos de existência foram editados seis Manuais, o mais recente no ano de 2016. O objetivo da pesquisa é descrever o ciclo da Política Pública de Educação no Campo, especificamente o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A metodologia predominante foi a pesquisa bibliográfica, envolvendo ainda a pesquisa documental, nos Relatórios de Gestão do Incra para a coleta e análise de dados. Com base nos pressupostos constantes na literatura, descreve-se o ciclo do Programa de acordo com a análise dos Relatórios de Gestão e dos Manuais. A cada nova edição do Manual de Operações do Pronera foi possível observar a ampliação dos níveis educacionais e a grade de cursos ofertados aos beneficiários.

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Publicado

31.08.2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AGNER, Ariane Maria; NASCIMENTO, Decio Estevão do. Análise do ciclo da política pública de educação do campo: Programa Pronera . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 35 Abr., p. 454–472, 2020. DOI: 10.14393/RCT153521. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/51574. Acesso em: 18 abr. 2025.