Análise dos processos de masculinização no meio rural os municípios brasileiros segundo porte populacional e grau de modernização da agropecuária

Autores

  • Alfredo Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ralfo Edmundo da Silva Matos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Matheus Henrique Fernandes Valle Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT102130099

Palavras-chave:

Masculinização do Meio Rural, Modernização Conservadora, Êxodo Seletivo, Dinâmica Demográfica

Resumo

O artigo em questão tenta estabelecer uma relação causal entre o processo de masculinização da população rural e o processo de modernização conservador do campo. Isso leva a uma sobrerepresentação da população masculina em áreas rurais e emigração feminina para os centros urbanos. Para a análise da hipótese foram consultados diversos autores que trataram a questão sob uma abordagem qualitativa. Constata-se, entretanto, há insuficiência de trabalhos que abordem os grandes números que associam população e espaço. Assim, este trabalho apresenta evidenciações empíricas do impacto da modernização conservadora na reconfiguração da população rural dos municípios brasileiros por meio de dados secundários oriundos dos censos demográficos e agropecuário (IBGE), ambos produzidos entre 2000 e 2010. Os resultados demonstram forte correlação entre o processo de modernização do campo e o fenômeno da masculinização, sobretudo no território da soja, nas fronteiras agrícolas clássicas e nas novas áreas de expansão da pecuária no norte do Brasil (Rondônia, Roraima e Amapá).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - IGC/UFMG

Ralfo Edmundo da Silva Matos, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular do Departamento de Geografia - IGC/UFMG

Matheus Henrique Fernandes Valle, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - IGC/UFMG

Downloads

Publicado

01-04-2016

Como Citar

COSTA, A.; MATOS, R. E. da S.; VALLE, M. H. F. Análise dos processos de masculinização no meio rural os municípios brasileiros segundo porte populacional e grau de modernização da agropecuária. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 10, n. 21 Ago., p. 271–292, 2016. DOI: 10.14393/RCT102130099. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/30099. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos