Modelagem social computacional como instrumento de análise de sistemas sociais territoriais complexos: o caso do Território Sul Sergipano, Brasil

Autores

  • Marcos Aurélio Santos da Silva Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
  • Sonise dos Santos Medeiros Embrapa Tabuleiros Costeiros
  • Maria Geovânia Lima Manos Embrapa Tabuleiros Costeiros
  • Edmar Ramos de Siqueira Embrapa Tabuleiros Costeiros

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT91722488

Palavras-chave:

Sociologia da ação organizada, Abordagem sistêmica, Desenvolvimento sustentável, Território rural, Relação social

Resumo

O governo brasileiro e os governos locais recorreram à abordagem territorial para a elaboração de suas estratégias de desenvolvimento regional sustentável. Espaço geográfico delimitado, dotado de uma governança própria e animado por processos específicos, o território é visto como o lugar de integração das dimensões social, econômica e ambiental das diversas políticas públicas. Todavia, apesar do discurso sobre a integração das diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável, a maioria das ações está polarizada entre a economia e a conservação ambiental. A pesquisa apresentada neste artigo visa à adoção de um quadro conceitual para avaliação da dimensão social dos processos territoriais segundo a teoria dos sistemas. Seguindo uma abordagem iterativa e interdisciplinar, foi estudado o Território Rural Sul Sergipano, Brasil, considerando o território como um sistema complexo de atores e utilizando um método de modelagem social computacional baseada na Sociologia da Ação Organizada. Os resultados mostraram que essa abordagem permitiu a identificação dos atores pertinentes, assim como os jogos de atores nos quais eles se engajam, fundamentados, principalmente, nas relações de poder e dependência, contribuindo assim para a compreensão da estrutura social do território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Santos da Silva, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

MSc. Computação Aplicada

Sonise dos Santos Medeiros, Embrapa Tabuleiros Costeiros

MSc. Ciências da Eng. Ambiental

Maria Geovânia Lima Manos, Embrapa Tabuleiros Costeiros

MSc. Desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos Locais

Edmar Ramos de Siqueira, Embrapa Tabuleiros Costeiros

Dr. Eng. Florestal

Downloads

Publicado

05-05-2014

Como Citar

SILVA, M. A. S. da; MEDEIROS, S. dos S.; MANOS, M. G. L.; SIQUEIRA, E. R. de. Modelagem social computacional como instrumento de análise de sistemas sociais territoriais complexos: o caso do Território Sul Sergipano, Brasil . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 17 Abr., p. 55–85, 2014. DOI: 10.14393/RCT91722488. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/22488. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos