Modelagem social computacional como instrumento de análise de sistemas sociais territoriais complexos: o caso do Território Sul Sergipano, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT91722488Palavras-chave:
Sociologia da ação organizada, Abordagem sistêmica, Desenvolvimento sustentável, Território rural, Relação socialResumo
O governo brasileiro e os governos locais recorreram à abordagem territorial para a elaboração de suas estratégias de desenvolvimento regional sustentável. Espaço geográfico delimitado, dotado de uma governança própria e animado por processos específicos, o território é visto como o lugar de integração das dimensões social, econômica e ambiental das diversas políticas públicas. Todavia, apesar do discurso sobre a integração das diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável, a maioria das ações está polarizada entre a economia e a conservação ambiental. A pesquisa apresentada neste artigo visa à adoção de um quadro conceitual para avaliação da dimensão social dos processos territoriais segundo a teoria dos sistemas. Seguindo uma abordagem iterativa e interdisciplinar, foi estudado o Território Rural Sul Sergipano, Brasil, considerando o território como um sistema complexo de atores e utilizando um método de modelagem social computacional baseada na Sociologia da Ação Organizada. Os resultados mostraram que essa abordagem permitiu a identificação dos atores pertinentes, assim como os jogos de atores nos quais eles se engajam, fundamentados, principalmente, nas relações de poder e dependência, contribuindo assim para a compreensão da estrutura social do território.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
05-05-2014
Como Citar
SILVA, M. A. S. da; MEDEIROS, S. dos S.; MANOS, M. G. L.; SIQUEIRA, E. R. de. Modelagem social computacional como instrumento de análise de sistemas sociais territoriais complexos: o caso do Território Sul Sergipano, Brasil . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 17 Abr., p. 55–85, 2014. DOI: 10.14393/RCT91722488. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/22488. Acesso em: 2 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.