Território, territorialidade e seus múltiplos enfoques na ciência Geográfica
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT91719883Palavras-chave:
Território, Territorialidade, Espaço, Relações de poder, CulturaResumo
O artigo aborda alguns aspectos da discussão que envolve o conceito de território e territorialidade sob o ponto de vista da ciência Geográfica. Trata-se de uma interpretação envolvendo as diferentes abordagens e concepções geográficas em torno do território configurando aquilo que alguns autores denominam múltiplos territórios e/ou multiterritorialidades. A análise foi elaborada com base nos estudos já desenvolvidos por diversos autores que se propuseram a discutir sobre a temática. Partimos do pressuposto de que os estudos territoriais se mostram cada vez mais emergentes frente aos processos de transformações do espaço geográfico mundial que refletem diferenciações não apenas de caráter político-econômico, mas, igualmente, de expressão simbólico-cultural, manifestadas nas mais diversas tramas do cotidiano vivido. O artigo está dividido em três eixos básicos: O primeiro eixo busca vislumbrar a polissemia que envolve o conceito de território, de modo particular no âmbito da ciência Geográfica. O segundo diz respeito às discussões sobre territorialidade enquanto conceito correlato ao território. E o terceiro e último eixo compreende as considerações finais acerca do tema proposto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
05-05-2014
Como Citar
FERREIRA, D. da S. Território, territorialidade e seus múltiplos enfoques na ciência Geográfica . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 17 Abr., p. 111–135, 2014. DOI: 10.14393/RCT91719883. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/19883. Acesso em: 2 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.