As transformações no espaço produtivo da soja no município de Júlio de Castilhos/RS sob a perspectiva dos agentes da atividade agropecuária

Autores

  • Monica Cargnin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Meri Lourdes Bezzi Universidade Federal de Santa Maria/RS

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT81519803

Palavras-chave:

Espaço rural, Júlio de Castilhos/RS, Lavoura empresarial, Agentes da atividade agropecuária

Resumo

O artigo analisa as transformações ocorridas na organização espacial no município de Júlio de Castilhos/RS. Nesse sentido, selecionou-se, para estudo, o seu espaço agropecuário, tendo como preocupação primordial verificar a influência da cadeia produtiva da soja sob a perspectiva dos agentes da atividade agropecuária para o desenvolvimento local-regional. Para a realização da pesquisa, foram efetuadas entrevistas com representantes dos agentes da atividade agropecuária. Pode-se inferir que as modificações ocorridas em Júlio de Castilhos são decorrentes da influência de atores representados pelas esferas políticas, econômicas e sociais, as quais reestruturam o espaço produtivo modificando a paisagem, sendo a esfera econômica a principal responsável pela dinâmica espacial deste recorte espacial. Destaca-se que após a inserção da cultura da soja, no Município, ocorreram reestruturações no setor rural, que são perceptíveis, na paisagem local, principalmente através do processo de despecuarização espacial que cede espaço da pecuária para a agricultura tecnificada através da lavoura empresarial da soja bem como, modifica as relações sociais de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Cargnin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Geografia/UFRGS

Meri Lourdes Bezzi, Universidade Federal de Santa Maria/RS

Departamento de Geociências/Curso de Geografia

Downloads

Publicado

17-03-2013

Como Citar

CARGNIN, M.; BEZZI, M. L. As transformações no espaço produtivo da soja no município de Júlio de Castilhos/RS sob a perspectiva dos agentes da atividade agropecuária . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 8, n. 15 Fev., 2013. DOI: 10.14393/RCT81519803. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/19803. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos