Trabalho e agronegócio: da dinâmica territorial da produção de cana-de-açúcar no município de Itaberaí-GO para a dinâmica agrícola do Estado de Goiás

Autores

  • Ana Michelle Ferreira Tadeu dos Santos Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Francilane Eulália de Souza UEG, Unidade Formosa

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT81619535

Palavras-chave:

Trabalhador, Agronegócio, Superexploração, Município de Itaberaí (GO)

Resumo

O objetivo nessa pesquisa é revelar a superexploração que envolve o trabalho no corte da cana-de-açúcar, retratando a situação do trabalhador canavieiro no panorama do agronegócio no município de Itaberaí (GO). Nesse cenário, o agronegócio e o trabalho são elementos que compõe a expansão da fronteira agrícola canavieira que é caracterizada pela precarização das condições dos trabalhadores. Nesse processo, a pesquisa bibliográfica foi imprescindível para suscitar análises, assim como a coleta de dados e informações em jornais e revistas para discutir como se constitui o território do agronegócio ligado a monocultura da cana-de-açúcar no município de Itaberaí (GO). A pesquisa de campo foi realizada no sindicato dos trabalhadores rurais para desvendar como é o trabalho nos canaviais e também com os trabalhadores no escritório da empresa Centroálcool e no terminal do trabalhador Luiz A. Ório durante o momento que eles se concentram nesses lugares para serem conduzidos até os canaviais. Após análises e reflexões, percebemos que a superexploração é uma constante no quadro que compõe as relações de trabalho no cultivo da lavoura de cana-de-açúcar, que são marcadas pela degradação do trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Michelle Ferreira Tadeu dos Santos, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduada em Licenciatura em Geografia

Francilane Eulália de Souza, UEG, Unidade Formosa

Mestre em Geografia pela UFG

Downloads

Publicado

19-08-2013

Como Citar

SANTOS, A. M. F. T. dos; SOUZA, F. E. de. Trabalho e agronegócio: da dinâmica territorial da produção de cana-de-açúcar no município de Itaberaí-GO para a dinâmica agrícola do Estado de Goiás . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 8, n. 16 Ago., p. 38–69, 2013. DOI: 10.14393/RCT81619535. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/19535. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos