Estudo do impacto de técnicas agropecuárias na agricultura familiar no estado de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT3611885Palavras-chave:
Agricultura familiar, Extensão rural, Validação de tecnologias, Educação no campoResumo
O objetivo da implementação de várias ações técnicas nas propriedades de agricultores familiares no Estado de Minas Gerais foi viabilizar economicamente a atividade e fixar o pequeno produtor na sua propriedade com motivação e dignidade. O trabalho nas propriedades foi conduzido, em cada município contemplado, pelos técnicos da EMATER-MG e da cooperativa. Os resultados obtidos em um ano e meio de validação das tecnologias em 12 unidades demonstrativas foram expressivos. A produção de leite aumentou em média quatro vezes (50-80kg/dia para 200-320kg/dia); o número de vacas em lactação passou de 45% ao ano para 68% e a maior parte da produção rural foi beneficiada pelo trabalho dos técnicos. As propriedades passaram a planejar a produção de alimentos para o período pré-seco e seco do ano; com o aumento da recria mensal e o produtor sentiu-se motivado a continuar na sua atividade, profissionalizando-se e objetivando a verticalização de sua produção. Os custos operacionais totais não tiveram aumentos abusivos ficando entre 6 a 8%, em virtude de se usar os recursos já existentes na propriedade. Portanto a metodologia tecnológica foi eficiente no sistema de produção de leite nas propriedades de produtores familiares.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
04.08.2008
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Como Citar
BENEDETTI, Edmundo; MEOKAREM, Marcos Melo; BENEDETTI, Gilberta Maria Pires Oliveira Sousa. Estudo do impacto de técnicas agropecuárias na agricultura familiar no estado de Minas Gerais . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 3, n. 6 Ago., p. 66–84, 2008. DOI: 10.14393/RCT3611885. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11885. Acesso em: 15 nov. 2025.






















