Estudo do impacto de técnicas agropecuárias na agricultura familiar no estado de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT3611885Palavras-chave:
Agricultura familiar, Extensão rural, Validação de tecnologias, Educação no campoResumo
O objetivo da implementação de várias ações técnicas nas propriedades de agricultores familiares no Estado de Minas Gerais foi viabilizar economicamente a atividade e fixar o pequeno produtor na sua propriedade com motivação e dignidade. O trabalho nas propriedades foi conduzido, em cada município contemplado, pelos técnicos da EMATER-MG e da cooperativa. Os resultados obtidos em um ano e meio de validação das tecnologias em 12 unidades demonstrativas foram expressivos. A produção de leite aumentou em média quatro vezes (50-80kg/dia para 200-320kg/dia); o número de vacas em lactação passou de 45% ao ano para 68% e a maior parte da produção rural foi beneficiada pelo trabalho dos técnicos. As propriedades passaram a planejar a produção de alimentos para o período pré-seco e seco do ano; com o aumento da recria mensal e o produtor sentiu-se motivado a continuar na sua atividade, profissionalizando-se e objetivando a verticalização de sua produção. Os custos operacionais totais não tiveram aumentos abusivos ficando entre 6 a 8%, em virtude de se usar os recursos já existentes na propriedade. Portanto a metodologia tecnológica foi eficiente no sistema de produção de leite nas propriedades de produtores familiares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
04-08-2008
Como Citar
BENEDETTI, E.; MEOKAREM, M. M.; BENEDETTI, G. M. P. O. S. Estudo do impacto de técnicas agropecuárias na agricultura familiar no estado de Minas Gerais . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 3, n. 6 Ago., p. 66–84, 2008. DOI: 10.14393/RCT3611885. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11885. Acesso em: 2 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.