Uma tipologia da inovação rural no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT3611884Palavras-chave:
Inovação Rural, Tipologia da Agricultura, Difusão Espacial, Mutações Espaciais, BrasilResumo
Uma tipologia da inovação no Brasil. A inovação rural, que até o momento foi objetivo de estudo mais de sociólogos que de geógrafos, é definida como uma mudança que afeta em maior ou menor grau as formas tradicionais de ocupações do solo. O autor propõe uma tipologia de inovações segundo suas formas de difusão espacial. Como uma fase precedente da mutação rural, se situam a recomposição e a renovação que não ocasionam a transformação total dos sistemas agrícolas, constituindo processos adotados em momentos de crise. Desencadeando o processo de mutação, distingue-se a reconversão, ou seja, a transformação profunda realizada por elementos autóctones, além da mutação exógena, ocasionada por indivíduos alheiros à tradição local. Um esquema ilustra esta tentativa de tipologia de inovação rural no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
04-08-2008
Como Citar
PÉBAYLE, R. Uma tipologia da inovação rural no Brasil . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 3, n. 6 Ago., p. 5–21, 2008. DOI: 10.14393/RCT3611884. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11884. Acesso em: 2 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos Clássicos/Memória
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.