CORRELAÇÃO ENTRE OS CASOS DE DENGUE E AS VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ/AM
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610777579Palavras-chave:
Aedes aegypti, Precipitação, Temperatura, Umidade Relativa, Sul do AmazonasResumo
A dengue, doença viral transmitida por mosquitos, é influenciada por variáveis climáticas. O objetivo foi relacionar os casos da doença com variáveis meteorológicas, em Humaitá (AM) com dados dos anos de 2020 a 2023. Os casos de dengue foram acessados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). As variáveis precipitação, temperatura e umidade são do European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF). Foram utilizados o teste de Shapiro-Wilk, a estatística descritiva, o coeficiente de incidência e o coeficiente de correlação de Spearman. Os picos de dengue ocorreram em fevereiro e março de 2023, e em março de 2021. A correlação da precipitação apresentou "r = 0,61"; "p-valor = 0,00001" com dois meses de defasagem; a da temperatura, "r = -0,55"; "p-valor < 0,00005" com um mês de atraso; e a da umidade relativa do ar, "r = 0,59"; "p-valor = 0,00001" com um mês de defasagem. A correlação entre os casos de dengue e as variáveis meteorológicas indica que a doença está diretamente associada à precipitação e à umidade relativa do ar, e inversamente associada à temperatura do ar. A correlação foi fraca quando aplicada no mesmo mês, mas moderada quando aplicada com defasagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Beatriz de Souza Gomes, Carlos Alexandre do Santos Querino, Juliane Kayse Albuquerque da Silva Querino, Luciano Augusto Souza Rohleder, Marcos Antônio Lima Moura, Lauriane Souza Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





