RELAÇÕES ENTRE A DINÂMICA FLUVIAL QUATERNÁRIA E A CONFIGURAÇÃO DO RELEVO NO PLANALTO CENTRAL BRASILEIRO: ANÁLISES A PARTIR DOS ARQUIVOS FLUVIAIS DEPOSICIONAIS E MORFOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610576928Palavras-chave:
Geomorfologia fluvial, Rio Paranaíba, Arquivos fluviaisResumo
A dinâmica fluvial tem importância primordial para a configuração do relevo nas zonas tropicais úmidas. O presente estudo visa investigar os reflexos da dinâmica fluvial quaternária na hidrografia, nos arquivos fluviais e no relevo da porção SE do Planalto Central Brasileiro. A bacia do rio Espírito Santo, foco deste estudo, localiza-se na porção meridional do Planalto Central Brasileiro, apresentando relevante diversidade geológica, mas diversas lacunas nos conhecimentos sobre os arquivos fluviais locais. O estudo baseou-se em atividades de gabinete, como o levantamento de feições geomórficas em imagens de satélite e características de fundos de vale em modelos digitais de elevação, desenvolvidos em Sistema de Informação Geográfica. Ademais, foram realizadas buscas por níveis deposicionais fluviais em atividade de campo, na qual foi coletada uma amostra para datação via Luminescência Opticamente Estimulada. As análises realizadas demonstraram que a bacia passou por um processo de captura fluvial, resultando em uma alteração do balanço hidrossedimentológico e consequente entulhamento em partes mais baixas do vale a partir do limite Pleistoceno-Holoceno, originando um pavimento detrítico resistente responsável pelo processo de encouraçamento de leito. Estes eventos geraram uma configuração do relevo única na bacia do rio Espírito Santo em comparação com bacias vizinhas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniel Machado Facury, Luiz Fernando de Paula Barros, Antônio Pereira Magalhães Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





