AQUECIMENTO URBANO E CONFORTO TÉRMICO: UM DESAFIO PARA A CIDADE DE PRESIDENCIA ROQUE SÁENZ PEÑA (ARGENTINA)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610576155Palavras-chave:
Clima urbano, Bem-estar, ÍndicesResumo
A cidade Presidencia Roque Sáenz Peña, localizada na província do Chaco, Argentina, experimentou uma notável expansão urbana. Este crescimento demanda estudos que otimizam a habitabilidade, com ênfase especial no conforto térmico, crucial para a saúde e o bem-estar da população, especialmente no contexto da mudança climática. O objetivo deste trabalho foi avaliar o aquecimento urbano e o seu impacto no conforto térmico na cidade de Presidencia Roque Saénz Peña durante o período 1959-2022 para identificar os fatores que poderiam ser prejudiciais para o bem-estar da população. Utilizaram-se valores diários para o cálculo dos índices Humidex para o verão e o índice Wind Chill para o inverno, analisando uma série histórica de 60 anos. Os resultados identificaram situações de desconforto moderado no verão, com condições desfavoráveis nos anos mais quentes, enquanto no inverno as temperaturas são relativamente confortáveis. Recomenda-se integrar estratégias urbanas sustentáveis como telhados verdes, vegetação e corpos de água para mitigar os efeitos do aquecimento urbano e, assim, melhorar a qualidade de vida urbana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paula Eugenia López, Federico Ferrelli, Maria Luján Bustos, Osvaldo Daniel Cardozo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





