ANÁLISE TEMPORAL DA REDUÇÃO DA ÁREA VERDE DA CIDADE DE MOSSORÓ/RN EM CONSEQUÊNCIA DA EXPANSÃO IMOBILIÁRIA: UM ESTUDO DE CASO, 2013 A 2023
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610576071Palavras-chave:
Cobertura vegetal, Crescimento urbano, Impactos ambientais, Conforto térmicoResumo
A partir de meados dos anos 1990, Mossoró/RN iniciou sua expansão da indústria da construção civil, com forte atuação do Estado através de políticas públicas no setor habitacional. A pesquisa analisou o impacto da expansão urbana, com foco na evolução da cobertura vegetal e na temperatura superficial terrestre (TST), em três novos bairros, entre 2013 e 2023. Utilizando imagens de satélite, a metodologia permitiu visualizar o crescimento horizontal dos bairros e a supressão da vegetação. A malha urbana de Mossoró expandiu-se consideravelmente: o bairro Cidade Alta emergiu durante o intervalo de dez anos, enquanto Nova Mossoró e Alto das Brisas cresceram horizontalmente. Os resultados revelaram uma diminuição significativa na cobertura vegetal, sendo o bairro Cidade Alta o mais afetado, com 92,51% da área vegetada reduzida. Os outros bairros também apresentaram perdas preocupantes. Além disso, a TST aumentou em todos os bairros, refletindo o impacto da expansão urbana na temperatura. A importância da vegetação urbana na regulação climática e na qualidade de vida evidencia a necessidade de estratégias de planejamento urbano que mitiguem efeitos adversos da urbanização, como o desconforto térmico. Esses resultados podem fundamentar iniciativas futuras para restauração da vegetação, promovendo ambientes urbanos mais saudáveis e habitáveis em Mossoró/RN.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thamiris da Silva Aguiar, Narjara Walessa Nogueira de Freitas, Kleisson Eduardo Ferreira da Silva, Rômulo Magno Oliveira de Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





