ANÁLISE TEMPORAL DA REDUÇÃO DA ÁREA VERDE DA CIDADE DE MOSSORÓ/RN EM CONSEQUÊNCIA DA EXPANSÃO IMOBILIÁRIA: UM ESTUDO DE CASO, 2013 A 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610576071

Palavras-chave:

Cobertura vegetal, Crescimento urbano, Impactos ambientais, Conforto térmico

Resumo

A partir de meados dos anos 1990, Mossoró/RN iniciou sua expansão da indústria da construção civil, com forte atuação do Estado através de políticas públicas no setor habitacional. A pesquisa analisou o impacto da expansão urbana, com foco na evolução da cobertura vegetal e na temperatura superficial terrestre (TST), em três novos bairros, entre 2013 e 2023. Utilizando imagens de satélite, a metodologia permitiu visualizar o crescimento horizontal dos bairros e a supressão da vegetação. A malha urbana de Mossoró expandiu-se consideravelmente: o bairro Cidade Alta emergiu durante o intervalo de dez anos, enquanto Nova Mossoró e Alto das Brisas cresceram horizontalmente. Os resultados revelaram uma diminuição significativa na cobertura vegetal, sendo o bairro Cidade Alta o mais afetado, com 92,51% da área vegetada reduzida. Os outros bairros também apresentaram perdas preocupantes. Além disso, a TST aumentou em todos os bairros, refletindo o impacto da expansão urbana na temperatura. A importância da vegetação urbana na regulação climática e na qualidade de vida evidencia a necessidade de estratégias de planejamento urbano que mitiguem efeitos adversos da urbanização, como o desconforto térmico. Esses resultados podem fundamentar iniciativas futuras para restauração da vegetação, promovendo ambientes urbanos mais saudáveis e habitáveis em Mossoró/RN.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thamiris da Silva Aguiar, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Engenheira Florestal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGATS) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

  • Narjara Walessa Nogueira de Freitas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Possui graduação em Engenharia Florestal (2015) e em Engenharia Agronômica (2010), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), sublinha de pesquisa em Tecnologia de sementes, também sendo especialista em Educação ambiental e geografia do semiárido (2012) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atualmente professora do curso de Engenharia Florestal do Centro de Ciências Agrárias - CCA da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), atuando na área de produtos florestais não madeireiros e tecnologia de sementes, com ênfase no estudo de sementes florestais.

  • Kleisson Eduardo Ferreira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Engenheiro Florestal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, atuando principalmente com os seguintes satélites: Série Landsat, Sentinel-2 e CBERS-04A. Realizando atividades voltados a Levantamento e Mensuração Florestal, Bacias Hidrográficas, impactos ambientais, entre outros.

  • Rômulo Magno Oliveira de Freitas, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

    Graduado em Engenharia Agronômica, pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Possui Mestrado e Doutorado em Fitotecnia pela UFERSA. Foi professor substituto do curso de Bacharelado em Engenharia Florestal, na Escola Agrícola de Jundiaí- UFRN (2015), professor do cursos técnicos em agroecologia, agropecuária, meio ambiente e de pós-graduação do Instituto Federal Baiano (2015-2018), onde também atuou na implantação e coordenação da especialização em Meio Ambiente e Agroecologia; na aprovação do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais. Nessa mesma instituição, atuou como Coordenador de Pesquisa, Coordenador Geral de Pós-Graduação, Pró-reitor Pesquisa e Inovação substituto, e Coordenador Geral de Iniciação Cientifica. Também foi docente nos cursos de bacharelado em zootecnia e técnico em agropecuária do Instituto Federal do Ceará (2019). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros; professor permanente dos Mestrados Profissionais em Uso Sustentável de Recursos Naturais (IFRN) e Ciências Ambientais do IF Baiano; e Colaborador do Mestrado em Ambiente, tecnologia e Sociedade (UFERSA). Meus atuais temas de pesquisa e linhas de pesquisa de interesse, envolvem: agroecologia, aproveitamento de resíduos agroindustriais, recuperação de áreas degradadas, crescimento e fisiologia de espécies nativas, gestão ambiental e tecnologias sociais.

Downloads

Publicado

12-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AGUIAR, Thamiris da Silva; FREITAS, Narjara Walessa Nogueira de; SILVA, Kleisson Eduardo Ferreira da; FREITAS, Rômulo Magno Oliveira de. ANÁLISE TEMPORAL DA REDUÇÃO DA ÁREA VERDE DA CIDADE DE MOSSORÓ/RN EM CONSEQUÊNCIA DA EXPANSÃO IMOBILIÁRIA: UM ESTUDO DE CASO, 2013 A 2023. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 105, p. 184–199, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610576071. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/76071. Acesso em: 5 dez. 2025.