CONFIGURAÇÃO E COMPOSIÇÃO DA PAISAGEM: PARQUE ESTADUAL DA MATA DO LIMOEIRO

Autores

  • Luiz Fernando Dada de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vicente Toledo Machado de Morais Junior Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0001-5227-1951
  • Daniella do Valle Universidade Federal de Minas Gerais
  • Guilherme Wince de Moura Universidade Federal de Uberlândia
  • Luciano Cavalcante de Jesus França Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-8885-972X
  • Daniel Brianezi Centro Federal de Educação Tecnológica

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610575551

Palavras-chave:

Gestão da paisagem, Conservação florestal, Unidade de conservação

Resumo

A organização espacial da paisagem é essencial para o planejamento territorial, para garantir serviços ecossistêmicos e enfrentar desafios climáticos. Atividades humanas devem ser planejadas conforme seus impactos, a fim de promover melhorias ecológicas alinhadas às diretrizes ambientais globais. A gestão de áreas críticas para conservação exige estratégias adaptadas à escala da área protegida. Esta pesquisa analisou a paisagem do Parque Estadual Mata do Limoeiro (PEML) e sua região limítrofe no contexto da gestão da área protegida. Foram utilizadas métricas paisagísticas, ferramentas geoespaciais e validação de campo para avaliar fragmentação, conectividade e diversidade da paisagem. As Unidades Funcionais da Paisagem (UFPs) foram mapeadas (1:10.000) e técnicas de modelagem espacial identificaram áreas prioritárias para conservação. Os resultados mostram que 78% das áreas de conservação da biodiversidade estão dentro do parque, enquanto 80% das áreas relevantes para manejo sustentável estão fora, evidenciando a necessidade de um planejamento integrado. O contraste entre a vegetação preservada no parque e a paisagem agrícola circundante destaca desafios como fragmentação do habitat e conflitos homem-fauna. Os achados reforçam a urgência de estratégias de manejo sustentável, sensibilização para conservação e esforços colaborativos para aumentar a resiliência ecológica dentro e fora das áreas protegidas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Fernando Dada de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Engenheiro Ambiental pelo CEFET - MG e Mestrando pela Universidade Federal de Minas Gerais em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais.

  • Vicente Toledo Machado de Morais Junior, Universidade Federal de Uberlândia

    Forestry Engineer, Master and Doctor from the Universidade Federal de Viçosa. His work is in the area of Forest Management and Nature Conservation. He is currently an Adjunct Professor at the Universidade Federal de Uberlândia.

  • Daniella do Valle, Universidade Federal de Minas Gerais

    Biólogo, pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestrando em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais

  • Guilherme Wince de Moura, Universidade Federal de Uberlândia

    Biólogo, pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Biodiversidade e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Grande Dourados e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Biodiversidade da Universidade Federal de Uberlândia.

  • Luciano Cavalcante de Jesus França, Universidade Federal de Uberlândia

    Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) (2011 - 2016). Mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) (2018) na área de Recursos Florestais, com ênfase em mapeamento de fragilidade ambiental para conservação e restauração de ecossistemas. Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA - 2022) na área de linha de pesquisa Manejo Florestal e planejamento florestal.

  • Daniel Brianezi, Centro Federal de Educação Tecnológica

    Engenheiro Florestal, Mestre e Doutor em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) na área de Manejo Florestal com foco em Bioeconomia e Mudanças Climáticas. Professor titular do Departamento de Ciência e Tecnologia Ambiental do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Downloads

Publicado

12-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Luiz Fernando Dada de; MORAIS JUNIOR, Vicente Toledo Machado de; VALLE, Daniella do; MOURA, Guilherme Wince de; FRANÇA, Luciano Cavalcante de Jesus; BRIANEZI, Daniel. CONFIGURAÇÃO E COMPOSIÇÃO DA PAISAGEM: PARQUE ESTADUAL DA MATA DO LIMOEIRO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 105, p. 52–68, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610575551. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/75551. Acesso em: 5 dez. 2025.