UTILIZAÇÃO DA ESTATÍSTICA MULTIVARIADA PARA ANÁLISE DOS ELEMENTOS AGROMETEOROLÓGICOS E ÍNDICE DE VEGETAÇÃO NA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DO MUNICÍPIO DE CAPOEIRAS – PE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610475390

Palabras clave:

Análise multivariada de agrupamento, Análise multivariada de componentes principais, Produção de leite, Semiárido

Resumen

O estado de Pernambuco é o segundo maior produtor de leite do Nordeste. A região apresenta grande variabilidade temporal e espacial de precipitação, o que influencia diretamente a agricultura e a pecuária. Objetivo foi analisar a relação entre elementos meteorológicos, o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), a produção agrícola e a leiteira por meio da análise multivariada de componentes principais, considerando uma série histórica de 20 anos no município de Capoeiras-PE. Os anos de maior produção leiteira em Capoeiras ocorreram entre 2017 e 2021. O NDVI demonstrou estar associado ao aumento da produtividade de todas as culturas, além de apresentar correlação com a precipitação e a umidade relativa do ar. Durante o período de crescimento da produção leiteira, observou-se uma forte relação com a temperatura média anual, possivelmente devido à adoção de novas técnicas de manejo focadas no bem-estar animal. De forma contrastante à influência da temperatura, os resultados também indicaram uma forte correlação entre NDVI e precipitação ao longo do período estudado, evidenciando a eficiência desse índice na identificação das melhores safras das culturas analisadas. Conclui-se que o NDVI permite estabelecer relações entre dados geoprocessados e parâmetros meteorológicos, exercendo influência direta ou inversamente proporcional sobre esses fatores.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Júlio Silva Corrêa de Oliveira Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutor em Engenharia Agrícola, Professor de topografia na Universidade Federal Rural de Pernambuco desde 2013, em regime de 40hs, para os cursos de agronomia, pesca, florestal, zootecnia e engenharia agrícola, pós graduação em geoprocessamento e georreferenciamento, tenho experiência na área de geociências com ênfase em topografia e sistematização.

  • Gledson Luiz Pontes Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil (2013). Professor Associado da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil

  • Daniel Pereira Morais, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutorando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

  • Alex Souza Moraes, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutor em Geociências (Geologia Sedimentar e Ambiental - UFPE), Pós-Doutorado pela Université Joseph Fourier (Grenoble - França) em transporte de poluentes emergentes em solos. Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atuando na área de Geoquímica Ambiental, Quimiometria e Tratamento de Dados, experiência como professor de cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Civil, Ambiental, Química, Agrícola e Petróleo e Gás.

  • Heliton Pandorfi, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutorado em Físca do Ambiente Agrícola pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Brasil (2005). Professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco , Brasil

  • Fabrynne Mendes Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Publicado

2025-04-07

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ANDRADE, Júlio Silva Corrêa de Oliveira; ALMEIDA, Gledson Luiz Pontes; MORAIS, Daniel Pereira; MORAES, Alex Souza; PANDORFI, Heliton; OLIVEIRA, Fabrynne Mendes. UTILIZAÇÃO DA ESTATÍSTICA MULTIVARIADA PARA ANÁLISE DOS ELEMENTOS AGROMETEOROLÓGICOS E ÍNDICE DE VEGETAÇÃO NA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DO MUNICÍPIO DE CAPOEIRAS – PE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 104, p. 257–268, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610475390. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/75390. Acesso em: 5 dec. 2025.