ELABORAÇÃO DOS ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE JARI (RS) USANDO ESTRATÉGIAS COLABORATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510172804Palavras-chave:
Ensino de geografia, Cartografia escolar, Pensamento espacialResumo
Este estudo explora a ressignificação da relação dos estudantes da educação básica com os mapas, destacando a atual tendência na cartografia para produção de informações espaciais. Surge a necessidade de uma cartografia democrática e colaborativa no ensino de geografia. O objetivo é desenvolver atlas geográficos escolares de Jari (RS) por meio de uma abordagem colaborativa. Estudantes do ensino fundamental, com apoio de estudantes de graduação, participaram de duas oficinas para criar os atlas. Os mapas abordam temas socioeconômicos, populacionais e aspectos físicos, complementados com fotografias e maquetes. A validação foi realizada por meio de questionários aplicados aos estudantes da educação básica, produtores e leitores dos mapas. Os resultados revelam que os estudantes da educação básica possuíam conhecimentos prévios sobre o município, mas enfrentaram dificuldades ao relacionar conceitos geográficos com a realidade. Ao longo das oficinas, por meio de debates colaborativos, a maioria dos estudantes da educação básica avançou além da mera localização, realizando correlações de informações. O uso de recursos diversos e materiais lúdicos foi crucial para a compreensão dos conceitos e a ampliação do conhecimento espacial. Tanto os produtores quanto os leitores dos mapas relataram aumento significativo no conhecimento sobre o município através dos atlas desenvolvidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eric Moisés Beilfuss, Franciele Delevati Ben, Carina Petsch
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.