ELABORAÇÃO DOS ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE JARI (RS) USANDO ESTRATÉGIAS COLABORATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510172804

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Cartografia escolar, Pensamento espacial

Resumo

Este estudo explora a ressignificação da relação dos estudantes da educação básica com os mapas, destacando a atual tendência na cartografia para produção de informações espaciais. Surge a necessidade de uma cartografia democrática e colaborativa no ensino de geografia. O objetivo é desenvolver atlas geográficos escolares de Jari (RS) por meio de uma abordagem colaborativa. Estudantes do ensino fundamental, com apoio de estudantes de graduação, participaram de duas oficinas para criar os atlas. Os mapas abordam temas socioeconômicos, populacionais e aspectos físicos, complementados com fotografias e maquetes. A validação foi realizada por meio de questionários aplicados aos estudantes da educação básica, produtores e leitores dos mapas. Os resultados revelam que os estudantes da educação básica possuíam conhecimentos prévios sobre o município, mas enfrentaram dificuldades ao relacionar conceitos geográficos com a realidade. Ao longo das oficinas, por meio de debates colaborativos, a maioria dos estudantes da educação básica avançou além da mera localização, realizando correlações de informações. O uso de recursos diversos e materiais lúdicos foi crucial para a compreensão dos conceitos e a ampliação do conhecimento espacial. Tanto os produtores quanto os leitores dos mapas relataram aumento significativo no conhecimento sobre o município através dos atlas desenvolvidos.

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Biografia do Autor

Eric Moisés Beilfuss, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2023). Possui experiências na área de cartografia e geotecnologias, com a participação em projetos relacionados aos municípios da região centro oeste do Rio Grande do Sul, bem como relacionando com uso do solo e o mapeamento geomorfológico através da formulação de Atlas Geoambientais pelo Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM). Atuou como monitor da disciplina de Cartografia B (2021). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO-UFSM), na linha de pesquisa "Dinâmicas da natureza e qualidade ambiental do Cone Sul". Desenvolve pesquisas na área de Cartografia ambiental, Geomorfologia, Geografia Física, Geotecnologias e SIGs.

Franciele Delevati Ben, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM. Pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM e voluntária no Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) da UFSM e Divulgadora Científica da Página Cartografia Viral no Instagram. Atua principalmente nos seguintes temas: mapeamento geoambiental, caderno didático, atlas municipais, mapeamento participativo e ensino de Geografia física.

Carina Petsch, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atuou como professora colaboradora da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão, no período de 05/2018 a 03/2019. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Antártica, monitoramento de geleiras, Ensino Polar, Geomorfologia glacial, Sensoriamento Remoto e Cartografia escolar. Atua como pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM, Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) e Centro Polar e Climático (CPC) da UFRGS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando na área de Geografia Física, Ensino e Cartografia.

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Publicado

03-10-2024

Como Citar

BEILFUSS, E. M.; BEN, F. D.; PETSCH, C. ELABORAÇÃO DOS ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE JARI (RS) USANDO ESTRATÉGIAS COLABORATIVAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 101, p. 316–333, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510172804. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/72804. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos