ANÁLISE QUANTITATIVA DA VULNERABILIDADE DOS ELEMENTOS EXPOSTOS NA REGIÃO DE SERRA PELADA, BARRA DO TURVO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510071127Palavras-chave:
Deslizamentos de terra, Intensidade dos deslizamentos, Resistência dos elementos expostos, Gestão de risco, Área ruralResumo
A vulnerabilidade desempenha um papel crucial nas análises de riscos associados aos deslizamentos de terra, sendo fundamental para uma previsão adequada das consequências desses eventos. Neste estudo de caso, foi realizada uma avaliação quantitativa da vulnerabilidade para a área rural de Barra do Turvo localizada na cadeia montanhosa da Serra Pelada-Brasil. A região propensa à deslizamentos de terra possui 144 agregados familiares que se estabeleceram nas margens da rodovia Régis Bittencourt. Por meio de uma metodologia baseada em indicadores, foi considerada a intensidade dos deslizamentos e a resistência dos elementos expostos, sendo estes: as edificações, obras de arte especiais, vias terrestres e a população local. Os resultados indicaram que 93% das edificações apresentam elevada vulnerabilidade, enquanto 90% da população local possuem moderada vulnerabilidade, assim como as obras de arte especiais e a rodovia. Já as estradas rurais indicaram alta vulnerabilidade. Destaca-se a importância deste conhecimento para planejar estratégias de mitigação de riscos. Através da aplicação desta abordagem, foi possível a produção do mapeamento para região. Como conclusões, salienta-se a possibilidade de aplicação em outras regiões, além do potencial de uso pelos gestores públicos no planejamento territorial e proteção civil, direcionando ações voltadas à redução de risco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ellen Felizardo Batista, Larissa de Brum Passini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.