A ANÁLISE DA PAISAGEM NA ESTRUTURA DE IMPACTO DO CERRO DO JARAU (RS), COM O USO DE VANT
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510071064Palavras-chave:
Crateras de impacto, Modelo digital de superfície, Levantamento aerofotogramétricoResumo
As crateras originadas por impactos de meteoritos são formações raras presentes no relevo terrestre. A estrutura de impacto do Cerro do Jarau (Latitude: 30°12’00’’ S e Longitude: 56°32’10’’ O), no município de Quaraí (RS), é uma cratera de impacto por um corpo celeste que se apresenta em forma circular com um diâmetro de aproximadamente 14 km, diferenciando-se das feições morfológicas do seu entorno. O presente trabalho realizou um levantamento aerofotogramétrico com Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) com o objetivo de elaborar um Modelo Digital de Superfície (MDS) e um ortomosaico de dois transectos, um no sentido norte-sul e outro no sentido leste-oeste, com dimensões de aproximadamente 12 km de comprimento por 300 metros de largura. Através da obtenção do MDS com resolução espacial de 0,25 m/pixel e do ortomosaico com resolução espacial de 0,10 m/pixel foi possível interpretar a geomorfologia e a geologia da área de estudo, identificando feições de relevo como morros, morrotes e corpos d’água com padrão radial centrípeto, que distinguem o Cerro do Jarau da paisagem do entorno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pedro Massochin Medeiros, Rafael da Rocha Ribeiro, Norberto Dani, Nelson Amoretti Lisboa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.