ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA DE RIOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL-RS UTILIZANDO ESTATÍSTICA MULTIVARIADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510070743

Palavras-chave:

Impactos ambientais, Análise de componentes principais, Análise de agrupamentos

Resumo

A compreensão da evolução da qualidade da água no tempo e espaço é ferramenta indispensável em um mundo dependente de água em boa qualidade e quantidade. Nesse sentido, o estudo objetivou analisar a qualidade da água de rios urbanos do município de Caxias do Sul-RS, utilizando técnicas de estatística multivariada. Foram analisados 12 pontos distribuídos nas sub-bacias Faxinal, Maestra, Belo, Piaí e Pinhal, inseridos na área urbana do município. Para identificação da qualidade da água, foram analisados 21 parâmetros físicos, químicos e biológicos coletados em dois períodos (2012 a 2014 e 2022). Com base na Análise de Componentes Principais (ACP) foi possível identificar três componentes que explicam juntos 63,1% da variabilidade dos dados. A análise de agrupamentos (AA) separou os períodos analisados em dois grupos. Um dos grupos formados contém todos os pontos presentes na sub-bacia do Tega, sendo essa a bacia mais urbanizada do município. A ACP e AA apontaram que as maiores fontes de degradação da qualidade da água do município são provenientes da descarga de efluentes domésticos e industrial nos corpos hídricos. Tal resultado demonstra a importância de estudos desse caráter a fim de que auxiliem o poder público na gestão das águas do seu território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Menegat, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade de Caxias do Sul (2018) e graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade de Caxias do Sul (2019). Mestranda no Programa de Engenharia e Ciências Ambientais pela mesma instituição.

Taison Anderson Bortolin, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS. Pesquisador e Professor Adjunto da Universidade de Caxias do Sul.

Vania Elisabete Schneider, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado em Biologia pela Universidade de Caxias do Sul (1989); Especialista em Metodologia da Pesquisa e do Ensino Superior - Área de Concentração: Educação Ambiental; Mestre em Engenharia Civil - Área de Concentração - Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Estadual de Campinas (1994); Doutora em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professora Titular e Diretora do Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul.

Tiago Panizzon, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul (2010) e mestrado pela Universidade de Caxias do Sul em Engenharia e Ciências Ambientais (2014) na área de Resíduos Eletroeletrônicos. Tem experiência nas áreas de Engenharia Ambiental e Sanitária, com ênfase em Sistema Hidráulico, Gestão de Recursos Hídricos e Gerenciamento de Resíduos Domésticos. Atualmente é professor da Universidade de Caxias do Sul e pesquisador do Instituto de Saneamento Ambiental

Downloads

Publicado

01-08-2024

Como Citar

MENEGAT, D.; BORTOLIN, T. A.; SCHNEIDER, V. E.; PANIZZON, T. ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA DE RIOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL-RS UTILIZANDO ESTATÍSTICA MULTIVARIADA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 100, p. 111–126, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510070743. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/70743. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos