DO GEOPARK ARARIPE À CONSOLIDAÇÃO DE UM CAMPO DO CONHECIMENTO: AS PESQUISAS SOBRE A GEODIVERSIDADE DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249668567

Palavras-chave:

Geopatrimônio, Geoconservação, Geoparque

Resumo

A geodiversidade está entre as temáticas de maior crescimento no mundo, consolidando-se como um paradigma geocientífico para a conservação do geopatrimônio. O presente estudo objetiva fazer uma análise do estado da arte das pesquisas sobre a geodiversidade do estado do Ceará, Brasil a partir da caracterização dos principais conceitos adotados, áreas estudadas e anos das publicações, tomando como parâmetro o início dos estudos no estado. O estudo pautou-se no levantamento quanti-qualitativo de publicações científicas sobre a geodiversidade do Ceará a partir dos conceitos de geodiversidade, geopatrimônio, geoconservação, geoturismo e geoparque, bem como os derivados da ampliação e diversificação da discussão até o ano de 2022. Das 226 publicações identificadas, a primeira ocorreu apenas em 2007, sendo registrados 21 conceitos, dos mais clássicos aos mais recentes. Dentre as unidades geoambientais pesquisadas, destacam-se os Altos Planaltos Sedimentares, com destaque para o GeoPark Araripe, que concentra 46% dos estudos. Diferentes escalas de análise e recortes espaciais, como unidades de conservação, formas de relevo, municípios e regiões metropolitanas, foram adotados nas pesquisas. Podemos afirmar que a geodiversidade consolida-se no Ceará como um novo campo de investigação aplicado e multidisciplinar, mas com fortes bases na Geografia e Geologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Nataniel Batista de Albuquerque, Instituto Federal do Ceará | Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Rio Claro. Professor do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (mestrado acadêmico) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

João Bandeira da Silva, Instituto Federal do Ceará

Licenciado em Geografia pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu. Professor da rede municipal de ensino de Iguatu, Ceará.

Rebeca Gonçalves Vieira, Instituto Federal do Ceará

Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu.

Ismael Clemente Oliveira, Instituto Federal do Ceará

Graduando do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu.

Downloads

Publicado

05-12-2023

Como Citar

ALBUQUERQUE, F. N. B. de; SILVA, J. B. da; VIEIRA, R. G.; OLIVEIRA, I. C. DO GEOPARK ARARIPE À CONSOLIDAÇÃO DE UM CAMPO DO CONHECIMENTO: AS PESQUISAS SOBRE A GEODIVERSIDADE DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 96, p. 101–120, 2023. DOI: 10.14393/RCG249668567. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/68567. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos