CAPACIDADE DE AJUSTE ÀS MUDANÇAS NO REGIME HIDROLÓGICO DE UM RIO INTERMITENTE: ESTILOS FLUVIAIS NO ALTO CURSO DO RIO PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249668474Palavras-chave:
Estilos Fluviais, Morfologia fluvial, Semiárido, PISF, ParaíbaResumo
Intervenções antrópicas que visam mudanças, permanentes ou temporárias, no regime hidrológico de canais, alteram não só os processos fluviais, mas também podem gerar modificações nas morfologias dos canais. Desse modo, o entendimento das possiblidades de ajustes da morfologia fluvial é primordial para a análise do impacto dessas modificações, possibilitando identificar quais áreas sofreram modificações. Nesta perspectiva o artigo objetiva avaliar a capacidade de ajuste dos diferentes estilos fluviais do alto curso do rio Paraíba, no semiárido paraibano. Foi utilizada a metodologia dos estilos fluviais, pela qual foi possível caracterizar os diferentes trechos do canal e a capacidade de ajuste de cada trecho, tendo como base a morfologia/textura do canal e unidades morfológicas associadas. A partir da análise foram identificados quatro estilos fluviais, o que reflete a baixa variabilidade ambiental, destacando-se a predominância de trechos não confinados com presença de barras arenosas, os quais apresentam alta capacidade de ajuste. Dessa forma, é possível entender que predominantemente a área apresenta alta capacidade para ajustes laterais e verticais, com a possibilidade de remoção/modificação das barras arenosas. Entre as modificações possíveis destaca-se a estabilização das barras arenosas pela vegetação, possibilitando a formação de ilhas, e a expansão lateral dos canais; comportamento recorrentes para esse tipo de modificação hidrológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jonas Otaviano Praça de Souza, Alisson Santos, Helder Cavalcante de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.