ANÁLISE TEMPORAL DE CHUVA-VAZÃO EM UMA SEÇÃO AMOSTRAL DO RIO CLARO, REGIÃO NOROESTE DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249264177Palavras-chave:
Vazão, Precipitação, HidroWeb, Tratamento EstatísticoResumo
O presente trabalho visa apresentar a análise temporal dos registros de vazão e chuva, para uma seção amostral do rio Claro, localizado no município de Guarda-Mor, região noroeste de Minas Gerais. O ponto de monitoramento encontra-se em uma área de conflito devido ao fato da demanda do uso de recursos hídricos superficiais ser superior ao limite outorgável. O dispositivo legal que prevê o processo de outorga coletiva e a alocação negociada, requer o conhecimento sobre o comportamento hidrológico das vazões de um curso d’água. Assim, são comumente utilizados os dados fluviométricos e pluviométricos disponibilizados pelo HidroWeb, que compõe o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH-ANA). Nesse estudo em específico, apesar da existência de uma estação pluviométrica vizinha a estação fluviométrica de referência, não foi possível utilizar seus dados imediatamente, face às falhas constatadas nos registros diários de chuva, sendo necessário recorrer aos métodos estatísticos de análise de correlação e de regressão entre as estações mais afastadas, de modo a qualificar os dados pluviométricos dessas, e possibilitar a aplicação das informações nas análises de chuva-vazão. Nesse sentido, esse trabalho almeja apresentar também, o processo de descrição e teste da significância das relações entre os referidos pares ordenados de precipitação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luiz Humberto de Freitas Souza, Luiz Antonio de Oliveira, Silvio Carlos Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.