USO DE DADOS METEOROLÓGICOS DE REANÁLISE PARA A SIMULAÇÃO DA VAZÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DO PINHAL, LIMEIRA/SP

Autores/as

  • João Carlos Batista Alves Instituto Agronômico de Campinas – IAC
  • Letícia Lopes Martins Instituto Agronômico de Campinas – IAC
  • Wander Araújo Martins Instituto Agronômico de Campinas – IAC
  • Jener Fernando Leite de Moraes Instituto Agronômico de Campinas – IAC
  • Gabriel Constantino Blain Instituto Agronômico de Campinas – IAC

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG228054849

Palabras clave:

SWAT., Modelagem hidrológica., Calibração.

Resumen

A grande preocupação com a preservação dos recursos hídricos demanda estudos capazes de avaliar e mitigar os impactos decorrentes das ações antrópicas. O uso de modelos hidrológicos constitui-se numa ferramenta importante, pois permitem simular diferentes cenários e seus impactos na disponibilidade hídrica. No entanto, a complexidade de obter dados meteorológicos observados, torna necessária a utilização de outras fontes de dados.  Objetivou-se avaliar se com a utilização de dados meteorológicos de reanálise obtidos do modelo Climate Forecast System Reanalysis (CFSR) é possível calibrar o modelo Soil and Water Assessment Tool (SWAT) e simular a produção de água numa bacia hidrográfica. A área de estudo é a bacia hidrográfica do Ribeirão do Pinhal (BHRP), situada no município de Limeira-SP. Utilizou-se o modelo SWAT para simulação hidrológica com os dados meteorológicos observados e de reanálise. Foi possível calibrar o modelo SWAT utilizando os dados meteorológicos observados e de reanálise. Porém, o ajuste foi melhor quando se utilizou os dados meteorológicos observados. A vazão simulada utilizando dados de reanálise foi superestimada. Os dados meteorológicos de reanálise são adequados para simulações hidrológicas com o modelo SWAT, o que é evidenciado por meio dos índices estatísticos satisfatórios obtidos no procedimento de calibração do modelo SWAT.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Carlos Batista Alves, Instituto Agronômico de Campinas – IAC

Centro de Solos e Recursos Ambientais, Campinas, SP, Brasil.

Letícia Lopes Martins, Instituto Agronômico de Campinas – IAC

Centro de Solos e Recursos Ambientais, Campinas, SP, Brasil.

Wander Araújo Martins, Instituto Agronômico de Campinas – IAC

Centro de Solos e Recursos Ambientais, Campinas, SP, Brasil.

Jener Fernando Leite de Moraes, Instituto Agronômico de Campinas – IAC

Centro de Solos e Recursos Ambientais, Campinas, SP, Brasil..

Gabriel Constantino Blain, Instituto Agronômico de Campinas – IAC

Centro de Solos e Recursos Ambientais, Campinas, SP, Brasil.

Publicado

2021-04-05

Cómo citar

BATISTA ALVES, J. C. .; LOPES MARTINS, L.; ARAÚJO MARTINS, W.; LEITE DE MORAES, J. F.; CONSTANTINO BLAIN, G. USO DE DADOS METEOROLÓGICOS DE REANÁLISE PARA A SIMULAÇÃO DA VAZÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DO PINHAL, LIMEIRA/SP. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 80, p. 234–252, 2021. DOI: 10.14393/RCG228054849. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/54849. Acesso em: 31 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos