PERCEPÇÃO NO AMBIENTE ACADÊMICO SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E O USO DO PAPEL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG144717265Palavras-chave:
Sustentabilidade Ambiental, Percepção Ambiental, academiaResumo
A sustentabilidade ambiental requer a reorientação da lógica produtivista aliada à mudança de atitudes por parte dos atores sociais nas diversas instâncias de sua atuação. A partir desta compreensão, avalia-se a percepção ambiental de atores sociais, docentes e discentes de cursos superiores, quanto aos temas percepção, sustentabilidade, impactos ambientais e sua relação com a produção, uso, descarte e reciclagem do papel branco, insumo utilizado na transmissão de conhecimentos. Aplicou-se questionários semiestruturados a docentes e discentes de dois cursos superiores de duas instituições situadas no município de Patos(PB). Prepondera a visão globalizante, reconhecendo a interrelação entre o ser humano e a natureza. Nos projetos de pesquisa e extensão, verificou-se o distanciamento em relação à temática ambiental e, especificamente, a ausência de uma postura ambientalmente ativa, em relação ao descarte seletivo do papel utilizado em suas atividades acadêmicas. O nível de abordagem que prepondera é a discussão em sala de aula. As institições de ensino superior precisam criar uma política que sensibilize estes atores sociais para as questões ambientais iniciando no próprio ambiente acadêmico e, quando já existirem estas iniciativas, que haja um envolvimento do corpo docente e da direção da instituição no sentido de implementá-la com maiores chances de êxito.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Maria de Fátima Costa Cabral Peixoto, Joedla Rodrigues de Lima, Angeline Maria da Silva Santos, Leandro Calegari
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.