GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS EM TOLEDO - PR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG144716580Palavras-chave:
Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Aterro Sanitário, Valorização de resíduosResumo
A aprovação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos contrasta com o desenvolvimento restrito das tecnologias de tratamento e destinação final. A formação de sistemas integrados que promovam distintas alternativas aos resíduos recicláveis e adequada eliminação aos rejeitos é uma necessidade na modernização do setor. Neste artigo, indaga-se sobre a situação dos sistemas de limpeza pública nos municípios brasileiros, especificamente no município de Toledo (PR). Para este fim, utiliza-se uma abordagem de orientação geral-particular, iniciando-se pelo quadro da gestão dos resíduos sólidos no Brasil e, posteriormente, prosseguindo-se no estudo de caso em Toledo, indagando-se sobre os problemas e carências para consolidação de uma gestão integrada mais eficiente e que atenda a alguns preceitos da PNRS: a destinação ambientalmente adequada e processos de valorização com inclusão de catadores. Com a análise, evidenciou-se o progresso nas condições de operação do aterro sanitário, entretanto, sem definição para sua substituição após o fim da vida útil em 2014. A valorização é limitada aos resíduos secos e, apesar do crescimento da participação da associação de catadores, a inclusão é restrita aos que estão organizados. Trata-se de um quadro defasado e que ainda demanda múltiplas ações na consolidação de uma gestão integrada eficiente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Fabio de Oliveira Neves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.