ZONAÇÃO ALTITUDINAL E DINÂMICA DA PAISAGEM NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS, RJ: SUBSÍDIOS PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL EM MONTANHAS TROPICAIS

Autores/as

  • Pietro Meirelles Brites Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0001-5492-6181
  • Roberto Marques Neto Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510171424

Palabras clave:

Zonação altitudinal, Montanhas tropicais, Cinturões de altitude, Dinâmica de geossistema

Resumen

Este estudo analisou as interações e processos geossistêmicos nas paisagens montanhosas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A pesquisa abordou tanto aspectos estruturais quanto dinâmicos da paisagem, visando compreender as sucessões altitudinais e apoiar o planejamento ambiental. A área de estudo é caracterizada por sua geologia e morfologia distintas do contexto regional, influenciando a drenagem da região. O mapeamento dos geossistemas envolveu a classificação em geômeros e geócoros, delimitando as unidades geossistêmicas com base em elementos paisagísticos. Foram identificadas três classes de fácies, como patamares de cimeira vegetados, cristas escarpadas e fundos de vale florestados e planícies fluviais e fundos de vale sob influência antrópica. Além disso, foram identificados 14 grupos de fáceis. A transição entre fitofisionomias nas diferentes altitudes é um aspecto distintivo na paisagem, e a utilização da fragilidade ambiental como aspecto dinâmico dos geossistemas auxilia nas análises das unidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pietro Meirelles Brites, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na área de concentração de Dinâmicas Espaciais, na linha de pesquisa de Dinâmicas socioambientais. Pós-graduado em Gestão Ambiental, pela instituição de ensino Faculdade Única. Licenciado e cursando Bacharelado em Geografia pela UFJF. Bolsista de mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG - (2022 a 2024). Membro do grupo de pesquisas: Temáticas Especiais Relacionadas ao Relevo e à Água (TERRA), atuando na área de geomorfologia, geossistemas com ênfase na abordagem russo/soviética.

Roberto Marques Neto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Ser humano, com bacharelado e licenciatura plena (2005), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, especialização latu sensu em Geografia Física do Brasil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Instituto de Geociências) (2014). É professor permanente do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora, editor chefe da Revista de Geografia (PPGEO-UFJF), professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas, líder do Grupo TERRA-UFJF (Temáticas Especiais Relacionadas ao Relevo e à Água) e membro do grupo Análise Espacial e Dinâmica Ambiental-UNIFAL. Tem experiência na área de Geografia e Geociências, com ênfase em Geomorfologia, Biogeografia e Geografia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: morfotectônica, sistemas geomorfológicos montanhosos, geossistemas e planejamento da paisagem, cartografia geomorfológica, zoogeografia do Brasil e enclaves altimontanos.

Publicado

2024-10-03

Cómo citar

BRITES, P. M.; MARQUES NETO, R. ZONAÇÃO ALTITUDINAL E DINÂMICA DA PAISAGEM NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS, RJ: SUBSÍDIOS PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL EM MONTANHAS TROPICAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 101, p. 18–37, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510171424. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/71424. Acesso em: 20 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos