DA METRÓPOLE ÀS COLÔNIAS: PARALELOS ENTRE A TRAJETÓRIA E A OBRA DE JEAN BRUNHES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510171213

Palabras clave:

Geografia francesa, História da geografia, Colonialismo

Resumen

Jean Brunhes (1869-1930), geógrafo francês, considerado um dos fundadores da geografia humana, além de importantes contribuições à geografia, deixou inúmeros textos sobre diversos territórios espalhados pelo globo, muitos deles fruto de suas viagens. Objetiva-se com este artigo analisar a relação da trajetória acadêmica de Jean Brunhes com seu itinerário de viagens, a fim de avaliar o quanto essas influenciaram sua teoria geográfica. Para tal realizamos um mapeamento das viagens realizadas por Brunhes e um levantamento dos locais estudados por ele ao longo de sua carreira. Por meio de levantamento bibliográfico de artigos publicados por Brunhes nos arquivos da Bibliothèque Nationale de France e no portal Persée, foi possível identificar três principais momentos em sua trajetória, em um movimento entre a metrópole e as colônias. O primeiro, de 1894 a 1902, focado em países do norte da África e Mediterrâneo. O segundo, de 1902 até 1923, sobressaíram trabalhos sobre a Suíça e a França. O terceiro, a partir de 1923, reflete seu interesse pelo Extremo Oriente. Conclui-se que, ao longo de sua trajetória, Brunhes demonstrou ambição em construir uma geografia global, transcendendo o regional, produzida a partir de um ponto de vista metropolitano, com enfoque em territórios vinculados aos interesses franceses.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vitor Julio Gomes Barreto, Universidade de São Paulo

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2019) e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015). Tem interesse na área de História do Pensamento Geográfico, Geografia Clássica Francesa, Imperialismo, Epistemologia da Geografia.

Felipe Pacheco Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2023), na área de Planejamento e Gestão Ambiental. Graduou-se em Geografia (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Obteve o título de Mestre em Geografia, na área de concentração de Planejamento e Gestão Ambiental, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Foi Professor Substituto de Geografia Física na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), lecionando as disciplinas de Geomorfologia do Brasil, Licenciamento Ambiental e Espaço, Sociedade e Natureza. Membro do Laboratório de Geografia Física Aplicada (LIGA/UFRRJ), Núcleo de Estudos do Quaternário e Tecnógeno (NEQUAT/UFRJ) e do grupo de pesquisa de Temas Especiais Relacionados ao Relevo e à Água (TERRA/UFJF).

Publicado

2024-10-03

Cómo citar

BARRETO, V. J. G.; SILVA, F. P. DA METRÓPOLE ÀS COLÔNIAS: PARALELOS ENTRE A TRAJETÓRIA E A OBRA DE JEAN BRUNHES. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 101, p. 224–239, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510171213. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/71213. Acesso em: 20 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos