PENSANDO AS CIDADES PEQUENAS NA BAHIA: O CASO DE PARAMIRIM NO SUDOESTE BAIANO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510071027

Palabras clave:

Cidades pequenas, Ruralidades, Rede urbana, Relações campo-cidade

Resumen

Este artigo objetiva compreender a dinâmica urbano-regional da pequena cidade de Paramirim (BA), considerando a relação entre a população e a administração pública, as ruralidades no urbano e a sua inserção regional. Foram estabelecidas quatro dimensões de análise que sustentaram este trabalho: (i) dimensão populacional, (ii) dependência da população em relação à administração pública municipal, (iii) relações campo-cidade e ruralidades no urbano e (iv) inserção da cidade pequena em uma rede urbana regional. Em termos metodológicos, foi realizado levantamento de dados secundários (populacionais, das atividades econômicas e dos postos de emprego formal por setores de atividade) e aplicado questionário à população residente na cidade. Concluiu-se que as dimensões de análise delimitadas foram fundamentais para a compreensão da dinâmica socioespacial de Paramirim (BA), revelando a importância da administração municipal na geração de emprego, a intensidade das relações campo-cidade e a presença das ruralidades no espaço urbano de Paramirim (BA), assim como, a dependência da população da cidade em relação a um sistema urbano regional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Agripino Souza Coelho Neto, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor de Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Antonio Muniz Filho, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFAL. Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia. 

Publicado

2024-08-01

Cómo citar

COELHO NETO, A. S.; MUNIZ FILHO, A. PENSANDO AS CIDADES PEQUENAS NA BAHIA: O CASO DE PARAMIRIM NO SUDOESTE BAIANO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 100, p. 34–47, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510071027. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/71027. Acesso em: 25 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos