VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL (1981-2020) DA CHUVA NA REGIÃO COSTEIRA DO ESTADO DO PARÁ – AMAZÔNIA ORIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259970567Palabras clave:
Geotecnologia, Precipitação, Litoral, AmazôniaResumen
A região costeira do Pará é caracterizada pelo maior índice pluviométrico do estado. Atualmente as representações da variabilidade das chuvas estão predominantemente baseadas em dados de estações meteorológicas de superfície, promovendo uma confiança limitada para estudos sobre a variabilidade da chuva local. Neste contexto, propõem-se analisar a variabilidade da chuva para a região costeira do Pará, utilizando dados de sensoriamento remoto. O estudo apresenta a aplicação da técnica do produto de sensoriamento remoto, disponibilizado pelo Climate Hazards Group InfraRed Precipitation with Stations (CHIRPS) com base nas estimativas e dados de alta resolução espacial e temporal. A variabilidade espaço-temporal da chuva foi representada pela climatologia anual, sazonal e mensal, e relacionada aos sistemas e mecanismos oceano-atmosfera que favorecem a precipitação local. A variabilidade anual mostrou que as chuvas apresentam distribuição distintas em anos de ocorrência do mecanismo ENOS. Na escala sazonal os dados elucidaram a sazonalidade regional com maiores acumulados de chuvas durante o verão e outono. Na escala mensal as chuvas ficaram distribuídas principalmente na porção norte da área durante os primeiros meses do ano. Este conhecimento torna-se uma ferramenta alternativa e eficaz para o gerenciamento costeiro, corroborando para estudos de modelagem e permitindo sua replicação para outras áreas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Marcos Ronielly Silva Santos, Eder Mileno Silva de Paula, Davi Rodrigues Rabelo, Marcia Aparecida da Silva Pimentel
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.