DINÁMICA DE USO Y OCUPACIÓN DEL SUELO EN LA REGIÓN DE LA COSTA DO DENDÊ, ESTADO DE BAHIA, BRASIL, ENTRE 1985 Y 2023: UN ANÁLISIS DE LOS REFLEJOS SOCIOECONÓMICOS Y AMBIENTALES A ESCALA REGIONAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259970407

Palabras clave:

Classificação supervisionada, Bahia, Planejamento ambiental, Uso da terra

Resumen

A Região Costa do Dendê, Estado da Bahia, é composta por 8 municípios: Valença, Taperoá, Cairu, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Camamu e Maraú, região nacional e internacionalmente reconhecida pelo valor dos seus patrimônios naturais. Diante do processo de formação histórico-regional, reconhece-se como necessário identificar as dinâmicas de apropriação desse território, amparado por uma análise socioeconômica e ambiental. A fim de alcançar os objetivos propostos, foram utilizados dados demográficos e econômicos do IBGE (2010; 2016; 2023), mapeados cinco cenários temporais (1985, 1995, 2005, 2015 e 2023) utilizando imagens do satélite Landsat, classificadas pelo método de Máxima Verossimilhança. Os resultados apontam o aumento das áreas agrossilvipastoris e das áreas urbanas em detrimento da destruição das áreas florestadas e dos manguezais, o que culmina na redução das nascentes, assoreamento dos canais fluviais, aterramento de mangues e erosão costeira, além das explorações dos patrimônios culturais nesse território. Tais impactos são reflexos de decisões de agentes econômicos, como o investimento em estruturas rodoviárias, a inserção de gêneros de produção alimentícia, de atividades de industrialização e o investimento massivo no turismo imobiliário. Recomenda-se a regularização de tais atividades e a adoção de medidas conservacionistas diante dos serviços ecossistêmicos prestados pelas comunidades tradicionais presentes na área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sarah, Universidade Estadual de Campinas

Bolsista CAPES, nível de Doutorado Acadêmico, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia – Instituto de Geociências/Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre em Estudos Territoriais pela Universidade do Estado da Bahia (PROET – UNEB – Campus I). Bacharela em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Membro do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos (NEAL – IG/UNICAMP). Membro do Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas e Tropicais (NEPST – UNIVASF, Campus Senhor do Bonfim). Desenvolve pesquisas voltadas aos seguintes temas: Impactos Ambientais, Processos Geomorfológicos, Zoneamento Ambiental e Geoprocessamento, com foco no Estado da Bahia, Brasil.

Regina Célia de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1999), Doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Pós doutorado em Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia da Universidade de Havana/Cuba (2019). Atualmente é professora livre docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia e Planejamento, Zoneamento Ambiental e Gestão de Zonas Costeiras. 

Sirius Oliveira Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Licenciado em Geografia pela Faculdade Pitágoras - Unidade Teixeira de Freitas (PROUNI). Especialista em ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2010). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2013). Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2017). Pós-Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Rio Claro (2018). Atualmente é Professor Adjunto e Coordenador do Colegiado de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB- campus I). É pesquisador líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (NEPST-UNIVASF) e membro do Grupo de Trabalho Direcionado sobre Depressão (GTD-Depressão), do Sistema Brasileiro de Classificação de Relevo (SBCR) em colaboração com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também é membro titular da Câmara Básica de Assessoramento e Avaliação Cientifico -Tecnológica, na área de Ciências Humanas e Educação na Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB e Coordenador da Residência Pedagógica em Geografia da UNIVASF. Têm experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia e Planejamento, Cartografia Geomorfológica, Geotecnologias e Análise Ambiental.

Publicado

2024-06-04

Cómo citar

SARAH; OLIVEIRA, R. C. de; SOUZA, S. O. DINÁMICA DE USO Y OCUPACIÓN DEL SUELO EN LA REGIÓN DE LA COSTA DO DENDÊ, ESTADO DE BAHIA, BRASIL, ENTRE 1985 Y 2023: UN ANÁLISIS DE LOS REFLEJOS SOCIOECONÓMICOS Y AMBIENTALES A ESCALA REGIONAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 99, p. 114–132, 2024. DOI: 10.14393/RCG259970407. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/70407. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos