PADRÕES DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO URBANO DA PREFEITURA-BAIRRO I (CENTRO/BROTAS), SALVADOR – BA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259970329Palabras clave:
Padrão construtivo, Sistema de Informação Geográfica (SIG), Segregação socioespacial, Planejamento urbanoResumen
Este trabalho tem por objetivo analisar os padrões de uso e ocupação do solo da Prefeitura-Bairro I (Centro/Brotas), Salvador – BA, de modo a revelar a disparidade socioespacial. A pesquisa utiliza o método de fotointerpretação sem ser excessivamente técnica, tendo como base fotografias aéreas de alta resolução, em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG), com uma abordagem qualiquantitativa sobre o uso e ocupação do solo urbano, de modo a subsidiar o planejamento e a gestão do espaço urbano. Apresenta uma leitura do espaço geográfico com base numa cartografia, considerando dados de censo demográfico, explorando ainda os aspectos da paisagem urbana na avaliação das segregações sociais, econômicas e raciais que compõem as estruturas de uma importante parte da metrópole de Salvador. A pesquisa consiste na produção de um banco de dados geográficos (cartográfico e fotográfico), disponibilizado institucionalmente para os pesquisadores e demais segmentos da sociedade, no sentido de a sociedade civil e a gestão pública poderem compreender o presente e projetar o futuro da mais antiga capital do Brasil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Gustavo Barreto Franco, Laís Guimarães de Magalhães, Luis Filipe de Alcântara Motta, Beatriz Gomes Santos, Sidnara Nascimento da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.